domingo, 28 de junho de 2015

EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA - HOMENAGEM E REFLEXÃO


A MCA da PIB em Goiânia realizou um programa especial na tarde do dia 23 do mês de junho, em comemoração ao Dia da Educação Cristã Missionária. 

A programação consistiu em três partes,  na primeira a exibição de um vídeo, através do qual era contada a História da UFMBB, elencando as pioneiras da Organização no país e a relação direta da Organização Feminina batista com a Educação Cristã. 

 
A segunda parte consistiu em apresentação do estudo publicado pela revista Visão Missionária edição deste trimestre com o título de:  “Oito Razões para a Educação Cristã na Igreja”. 
 

A terceira parte foi a realização de Mesa Redonda, que teve como mediadora a irmã Carmelita Graciana, jornalista e Coordenadora da Comunicação Social da Organização local, tendo como convidadas três Educadoras Cristãs, ex-alunas e veteranas do CIEM (Centro Integrado de Educação e Missões), que já teve outros nomes como o primeiro ETO (Escola Teológica de Obreiras), depois ITC (Instituto de Treinamento Cristão), também IBER (Instituto Batista de Educação Religiosa) até o atual CIEM.
As convidadas, cujos nomes figuram no rol de membros da PIB em Goiânia nas últimas décadas,  têm tido seu trabalho repercutido positivamente no Campo Goiano, onde tem servido realizando diferentes tarefas, através de estilos próprios e ministérios distintos, porém guiada por traços comuns e desejáveis a todo cristão autêntico, tais como coerência em sua linha ideológica, firmeza de caráter e  qualidade com regularidade no desempenho, que inspiram ao mesmo tempo, imitação e respeito.    


Maria Rita Álvares, Zedite Gomes Cassiano e Maria Amâncio Gonçalves compartilharam um pouco de sua vida pessoal, especialmente relacionada ao tempo de suas respectivas chamadas para a Escola como também dividiram com as demais irmãs, representadas por um bom grupo de presentes, algumas curiosidades e memórias dos anos de preparo no Instituto Batista Cristão, depois IBER (Instituto Batista Ensino Religioso) e hoje, CIEM (Centro Integrado de Educação e Missões), já que as três tiveram sua formação como Educadoras Cristãs naquela escola.

1-Maria Rita Álvares- Depoimento

2-Zedite Gomes Cassiano - Depoimento 

3 - Maria Amâncio Gonçalves - Depoimento


4 -  Conclusão

Após aquela reflexão sobre a Educação Cristã, alguns pontos estavam bem definidos com relação ao assunto. Concluía-se que a fé cristã das gerações futuras está intimamente relacionada à qualidade do ensino ministrado em nossos dias, "por palavras e por obras", como dizia o apóstolo. Porém, outro ponto sobre o qual não pairava qualquer dúvida é o relacionado à tarefa da igreja de ensinar a  Bíblia, bem expresso na frase do Power Point, projetada na parede durante a programação: "Independentemente do modelo eclesiástico da igreja local, a Educação Cristã Missionária  não é modismo eclesiástico, é tarefa permanente da Igreja".

Imagens: UFMBPIBGOIÂNIA (Suely Barcelos/Coordenação de Fotografia )
Vídeos: Cristocentradoarquivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!