segunda-feira, 29 de junho de 2015

MULHERES CRISTÃS EM AÇÃO / GOIÁS - ACAMPAMENTO 2015

Em clima de emoção e contrição, foi encerrada no dia 24 de maio, a edição 2015 do Acampamento da Organização Mulheres Cristãs em Ação no Estado de Goiás. 

Após divulgar os avisos finais, relatando grandes dificuldades agravadas pela crise econômica decorrente de uma crise de valores por que passa o país, a Diretora Executiva da União Feminina Missionária Batista  do Estado de Goiás, irmã Maria Sebastiana Francisca da Silva, dirigiu, com voz enternecida e embargada, o cântico “Ele me Socorrerá”.

A voz entrecortada da líder, foi gradativamente sendo acompanhada pelo coro da plateia feminina que se expressava também, visivelmente compenetrada e sensível. Provavelmente abrigando no subconsciente coletivo, a noção da complexidade do atual desafio da igreja cristã bíblica, ante a tarefa inarredável de reacender e alimentar a esperança sobre uma plataforma de perplexidade e contradições. Parte que é de uma sociedade sem norte e doente, abraçando a escuridão e o caos, como solução e remédio.

"Tiana" dirigindo o cântico "Ele me Socorrerá"

O tema: “Mulheres Integralmente Submissas a Cristo” foi desenvolvido pela oradora oficial do evento Marineide Bastos, que é Educadora Cristã pelo IBER (Instituto Batista Educação Religiosa), Enfermeira  e membro da PIB Jardim Camburi, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, que enfatizou a submissão a Cristo, através do quebrantamento. 

O evento contou ainda com outros palestrantes como o missionário Lyan Godoy, que atua na China por Missões Mundiais e discorreu  sobre seu trabalho do outro lado do mundo. Atuou ainda como palestrante Delandia Falcao, Enfermeira e membro da Igreja de Jardim Atlântico, em Goiânia, Goiás,  trazendo importantes informações sobre o câncer de mama.

O primeiro acampamento foi realizado, entre os dias 25 e 27 do mês de abril e o segundo, entre os dias 22 e 24 do mês de maio de 2015 no ACAMBAGO (Acampamento Batista Goiano), para onde afluíram ao todo, em torno de quinhentas mulheres batistas goianas.

Marineide Bastos (Oradora Oficial) falando às mulheres batistas goianas - 1o. Acampamento MCA/GO 2015

Marineide Bastos (oradora oficial) falando  durante 2o. Acampamento MCA/GO-2015


O Pastor Sérgio Vaz, Presidente da Convenção Batista Goiana, saudou, bem humorado, as participantes do acampamento tecendo elogios ao trabalho da UFMBG em seus 76 anos de Organização completados neste ano de 2015. Elogiou ainda a Revista Visão Missionária, editada trimestralmente pela União Feminina Missionária Batista do Brasil, com distribuição em todo o território nacional.  Segundo ele, a publicação é muito útil às igrejas batistas do Estado de Goiás, que em geral utilizam muitos dos temas publicados e não apenas os três estudos sugeridos como Estudos mensais. Concluiu, manifestando o desejo de que cada participante levasse para sua igreja a inspiração e o ânimo  presentes na edição 2015 do Acampamento das Mulheres Cristãs em Ação do Estado de Goiás.




PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Reencontro de irmãs e amigas


Águas de Meribá  - testemunhando durante o Acampamento MCA 2015



MÚSICA INSPIRATIVA









  GRAÇA E ALEGRIA NAS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA


Além das palestras, estudos e informações importantes para a vida da mulher, foi realizado o já tradicional Concurso temático. Pelos figurinos bem escolhidos e pela performance natural das concorrentes, era possível deduzir o elevado grau de dedicação e esmero envolvidos na programação recreativa.

O tema Noite Infantil movimentou o ambiente e despertou doces memórias da infância, garantindo muita graça à noite de sábado, o que por sua vez, fez reviver doces memórias da infância, ao mesmo tempo em que remeteu a um dos grandes ensinos de Jesus Cristo, descrito em Mateus 18.3: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus".  

Grupo de "Crianças"  durante Acampamento MCA/GO 2015




Noite Infantil - Desfile das Concorrentes

"Meninas"com seus brinquedos - durante Acampamento 2015

 
Depoimento -  Vencedora  do Concurso 1o. Acampamento MCA 2015


MOMENTO  SAÚDE
Com a observação de que o câncer de mama afeta a mulher de um modo muito particular porque a atinge em sua feminilidade, a enfermeira Delandia Falcao iniciou sua palestra esclarecendo aspectos relacionados à doença, tais como possíveis causas, tratamentos disponíveis e reconstituição mamária.

A apresentação, demonstrando desenvoltura e domínio também em áreas como psicologia e teologia, foi intercalada com rico e apropriado conteúdo bíblico. Este foi sugerido como  suporte disponível para o enfrentamento da doença, especialmente em momentos de maior carga dramática como o de receber e conviver com alguns efeitos colaterais durante o tratamento e mesmo a retirada da mama ou mamas afetadas, seja parcial ou totalmente.

No aspecto da prevenção, a palestrante aconselhou que a mulher evite abrigar sentimentos negativos como a amargura e a retenção de perdão, alegando que os mesmos são comprovadamente fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A palestrante elencou ainda, entre os fatores de risco para a saúde, o estresse. Alegou que, por ser competente, multifacetada e sobrecarregada, a mulher atual eleva o seu percentual de risco de contrair ou desenvolver muitas doenças, incluindo o câncer de mama.

Ao final, a enfermeira indicou um "remédio", já prescrito pelo "médico" com o qual demonstra trabalhar, descrito em Mateus 6.34: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal". E concluiu, recomendando a sabedoria de viver um dia de cada vez.

Delandia Falcao falando sobre Câncer de Mama durante Acampamento 2015



UM POUCO DE MOVIMENTO 
 Alongar, alongar e  relaxar

A líder das Mensageiras do Rei Goiás ajudou estimulando a movimentação do grupo



                                                      MOMENTO ORAÇÃO

Helena Gontijo orando durante Acampamento 2015 MCA/GO





           AVALIANDO O ACAMPAMENTO MCA/GO 2015

Rute Naves (Coordenadora Estadual MCA/GO)


 Marineide Bastos (Oradora Oficial) - Depoimento


                                                    Delandia Falcao (Momento Saúde) - Depoimento



 

 Participante avaliando o Acampamento MCA/GO 2015




UFMBG - OUTROS EVENTOS 2015

* 23 de junho - DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA - o maior esforço de contribuição deverá ser feito em prol das duas casas que estão sob a exclusiva responsabilidade financeira da UFMBB, o CIEM (Centro Integrado de Educação e Missões) e o SEC (Seminário Educação Cristã).

* 76 ANOS DA UFMBG - Comemoração pela Organização da União Feminina Missionária Batista Goiana, 24/25 julho de 2015, no templo da Primeira Igreja Batista em Goiânia.



Imagens: Cristocentradoarquivos 
Nota: Permitida utilização destas imagens somente com expressa informação da fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!