quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

BATISTAS GOIANOS - MEMÓRIAS

  1a Assembleia da Convenção Batista Goiana, cidade de Morrinhos, no ano de 1939

A Convenção Batista Goiana foi organizada em vinte e um de julho de 1939, na cidade de Morrinhos, durante sua 1ª. Assembleia.

Em um primeiro momento, o trabalho batista no Estado de Goiás foi marcado pela presença de missionários norte-americanos recém-chegados, enviados pela Junta de Richmond (hoje International Mission Board), que muito contribuíram no lançamento das bases de um trabalho batista no Estado de Goiás.

 No período, além da organização de sua Convenção, os batistas goianos construíram o ACAMBAGO (Acampamento Batista Goiano), fundaram o Hospital Memorial Batista do Centenário e abriram um Centro Feminino para Tratamento de dependentes químicos chamado de Águas de Meribá, entre outros.  Mas, na medida em que estes missionários faleciam, se aposentavam ou retornavam ao seu país de origem, consolidava-se uma liderança autóctone junto à denominação em Goiás.

Pela Convenção Batista Goiana em 75 anos (completados em 2014), passaram 29 Presidentes e 15 Secretários Executivos. No ano de 2013, mediante o crescimento das demandas de comunicação entre Convenção e Igrejas, reforçado pela urgente necessidade de adequação à nova realidade desenhada no Estado por conjunturas multissetoriais, decidiu-se pela implantação de novo modelo de gestão administrativa na Convenção Batista Goiana.

O novo modelo administrativo, adotado pela CBG a partir do Novo Estatuto, teve, entre suas mudanças mais eloquentes, uma subdivisão da antiga função de Secretário Executivo em duas gerências: Gerência Administrativa e Financeira e Gerência de Missões, ocupadas respectivamente, por uma Administradora de Empresas e um Pastor. A mudança objetivou trazer maior agilidade e eficiência ao processo administrativo da CBG, visando o fortalecimento da interlocução entre Convenção e Igrejas Batistas no Estado de Goiás.


Imagem: O BATISTA GOIANO - Edição de Novembro e Dezembro de 1997- No. 82. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!