domingo, 25 de janeiro de 2015

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GOIÂNIA - PIONEIROS

Regina Souza da Costa- pioneira da Primeira Igreja Batista em Goiânia

Regina Souza da Costa, nasceu em Itauçu (GO), em 10 de junho de 1923. Filha de um cafeicultor da região que, ao se converter ao Evangelho após aprofundar-se na leitura da Bíblia com sua esposa, decidiram pelo descarte das imagens da casa, no rio que margeava a cidade, Rio Meia Ponte.

Mais tarde, em Inhumas, a  família veio a freqüentar a igreja Cristã Evangélica local, dirigida pelo Pr. Joaquim Gomes Passarinho, cujas filhas Hulda e Débora, alguns anos depois, tornaram-se também membros da PIB em Goiânia.

Regina Costa chegou a Goiânia ainda menina. Quando começou a frequentar os trabalhos da Primeira Igreja Batista,  o grupo de pioneiros realizava os cultos às margens do Córrego Botafogo, onde fica o Setor Universitário, entre a Avenida Anhanguera e a  Rua 10.

Casou-se e mudou-se para Ribeirão Preto (SP), onde foi batizada em Janeiro de 1940. E, em março deste mesmo ano, regressou a Goiânia e, por meio de carta de transferência tornou-se membro da PIB em Goiânia. Informou que à época,  a igreja reunia-se à Avenida Anhangüera, esquina com a 20 no Centro da nova capital. Era, segundo ela,  um cômodo alugado no Edifício conhecido por Berquó, por causa do nome do proprietário. 

Em 2003, então, com 79 anos de idade, à época deste depoimento, Regina Souza da Costa encontrava-se em fase de adaptação à sua recente condição de viúva. Relatou que fora casada durante muitos anos com um católico praticante,  com quem teve  sete filhos. Elogiou o que chamou de libertação da mulher promovida por  Jesus Cristo. Disse que Ele libertou a mulher de uma condição social inferior quando, segundo ela,  alguns papéis lhe eram negados, como a liderança na igreja. "Minha filha caçula é pastora em uma denominação batista", disse.
  

 Depoimento a Carmelita Graciana em  11/04/2003.
   Imagem:  Suely Barcelos 2011/ Cristocentrado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!