segunda-feira, 6 de outubro de 2014

UFMBPIBGOIÂNIA 2014 - MISSÕES NACIONAIS, UM GRANDE DESAFIO!





Munguzá, chá de burro ou canjica são diferentes nomes para a mesma iguaria em diferentes partes do Brasil.  O prato, à base de milho cozido, faz parte da culinária nordestina, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras comidas à base de milho, que são geralmente encontradas no período junino.

Etimologicamente, a palavra é de origem africana e provém do quimbundo mu’kunza, que em português se traduz por «milho cozido». O munguzá é também preparado em outras partes do país, tendo denominações e preparos diferentes, inclusive a versão salgada do Ceará, a qual leva ingredientes semelhantes aos da feijoada.  E, no Sudeste do Brasil, o mesmo prato é denominado canjica.

O prato foi servido ao final de uma reunião da MCA da PIB em Goiânia com o tema Missões Nacionais, onde se demonstrou que a realidade brasileira é rica, mas também complexa e que estes dois importantes aspectos devem ser levados em conta quando se fala sobre o tema Missões relacionado ao Brasil, um país de dimensões continentais e praticamente ilimitado, na diversidade e nas preferências.


 



Dados divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que, no dia 01 de julho de 2014, o Brasil tinha 202,7 milhões de pessoas e sabe-se que, a diversidade no campo gastronômico é extensiva a praticamente todas as áreas da cultura nacional. Sabe-se ainda que, diante deste quadro, as pessoas envolvidas com missões, conhecem os grandes desafios para a pregação do evangelho no Brasil, sensibilizando pessoas em em conjunturas e gostos tão particulares com uma mensagem, a do evangelho.

 

Em 2014, os batistas brasileiros elegeram como tema de Missões Nacionais:  Multiplique - fazendo discípulos e plantando igrejas, com a divisa da Campanha baseada em Atos 5.42: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar de anunciar Jesus, o Cristo”.  E, a Junta de Missões Nacionais apresenta uma interessante definição sobre tal multiplicação: “multiplicar não é uma fórmula matemática, mas sim uma visão, um estilo de vida que uma igreja comprometida com a Grande Comissão deve seguir”.  Esclarecendo ainda: “Nosso objetivo é disseminar a visão de multiplicação, de modo que os princípios por ela defendidos se tornem uma prática constante nas igrejas. E  estes princípios consistem na oração,  evangelização discipuladora, plantação  de igrejas, formação de líderes, com paixão e graça. Andar conforme estas  diretrizes, baseadas no exemplo de Cristo, permitirá que as igrejas agradem  a Deus e abençoem vidas por meio de  ações relevantes. Essa atitude da igreja  também resultará no avanço do Evangelho em nossa Pátria”.

A reunião do dia 02/09/14 pela MCAPIBGOIÂNIA teve, entre outras coisas,  o propósito de demonstrar a urgência e a seriedade da pregação do evangelho no Brasil. A devocional foi dirigida pela irmã Sunamita Magalhães e o estudo foi realizado pela irmã Odete Daris, que dividiu o grupo maior em cinco grupos menores, onde cada qual tinha a incumbência de sugerir estratégias de evangelização no Brasil e, ao final, apresentar tal estratégia a todas, por meio de uma relatora.

Como última parte da programação, a coordenadora do Grupo Evangelismo e Missões, irmã Sunamita Magalhães, convidou para o lanche especial com pratos de diferentes regiões do Brasil.  Era canjica, pão de queijo e bolo, o “bolo da Izete”. Em cada prato um pouco de sabor e de saudade.  Considerando que na MCA local tem nordestinas, mineiras, goianas, paulistas...  Um autêntico retrato do Brasil, variado nos gostos e preferências, mas unido no desejo de ser feliz.

 





Imagens: Suely Barcelos (UFMBPIBGOIÂNIA -  fotografia)

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