segunda-feira, 21 de abril de 2014

UFMBPIBGOIÂNIA 2014 - "ALIVIANDO A SOBRECARGA"


As mulheres contemporâneas sabem, mais do que quaisquer outras do passado,  que as bolsas precisam ser esporadicamente descarregadas, para que transportá-las continue sendo uma tarefa possível. Em tais ocasiões, alguns itens vão direto para a lixeira, mesmo porque, pelo menos para a mulher ecologicamente correta, uma parte do que ela coloca na bolsa, é lixo, literalmente. Especialmente em países pouco escolarizados e mal administrados, onde há lixo demais e lixeiras de menos. Deste modo, o múltiplo acessório, precisa ser eventualmente esvaziado.

Na tarde do dia 01 de abril de 2014, a MCAPIBGOIÂNIA refletiu sobre o tema “Aliviando a Sobrecarga” por meio de um Estudo Bíblico apresentado pela irmã Alcini Souza, que tratou das várias emoções e sensações a que as pessoas estão sujeitas, sobretudo as mulheres. Utilizando uma mala e uma pequena bolsa, a irmã Alcini Souza, auxiliada pela irmã Sunamita Magalhães no papel de protagonista e com outras irmãs na leitura de textos bíblicos, representou a trajetória feminina demonstrando que em determinados momentos torna-se imprescindível desprezar itens secundárias ou desnecessários para se seguir adiante.

A encenação buscou demonstrar que a sobrecarga, especialmente a que incide sobre a alma humana, pode diminuir drasticamente a qualidade de vida e felicidade da pessoa enquanto indivíduo, da família enquanto grupo e por extensão de toda a sociedade.


 
Sunamita Magalhães representando
 

















Imagem: httpintercambioccaacgr.blogspot.com.br2010_12_01_archive.html
Em um tempo em que as bolsas femininas, tais como as conhecemos, eram bem menos comuns no interior de Goiás, a ilustre poetisa goiana, Cora Coralina, dedicou um de seus mais inspirados poemas a um desabafo a respeito da sobrecarga: “Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: Leve tudo o que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas... Daqui pra frente apenas o que couber na bolsa e no coração.”

É curioso perceber que há mais de meio século, quando era ainda considerado calmo o interior do Brasil, o incômodo da sobrecarga já afetava a mulher goiana. Não menos curioso, contudo, é observar que esta mesma sobrecarga, que afeta sem distinção a homens e mulheres, é um fenômeno universal, que recai mais incisivamente sobre a mulher desde a infância, em praticamente todos os tempos e lugares. Menos por razões individuais do que por convenções sociais.

Portanto, aliviar o peso nem sempre é tão simples como pode parecer ao primeiro olhar. Eleger prioridades, escolher e descartar, muitas vezes requer treinamento e determinação. Especialmente quando tratar-se de sobrecargas emocionais. Razão pela qual é importante buscar ajuda. Ponto em que é útil se recorrer às promessas de Jesus Cristo, o maior conhecedor da alma humana. E ele próprio incentivou, mais de uma vez, a descarga do peso extra, como o descreve Mateus 11. 28, que diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".

Imagem:  http://www.luso-poemas.net/modules/news/pages.php?topic=prosas_poeticas


UFMBPIBGOIÂNIAIMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!