quarta-feira, 8 de maio de 2013

2013 MCA GOIÁS - 2o. ACAMPAMENTO REALIZADO!


O 2o. Acampamento  da MCA Goiás, edição 2013, aconteceu entre os dias 26 a 28 do último mês de abril. O tradicional encontro, neste ano refletiu sobre a responsabilidade para com a juventude, repercutindo o tema anual proposto pela Convenção Batista Brasileira: "Valorizando a Nova Geração", que por sua vez, tem como base bíblica Provérbios 22.6, que diz: “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”. 

Atuaram como preletores durante o 2º. Acampamento MCA-GO 2013, Lúcia Margarida Pereira de Brito (Diretora Executiva da UFMBB) e o Pr. Abner Rodrigues Araújo (missionário em São Paulo), que abordaram o ensino às novas gerações, apontando para a Bíblia como livro-texto.


Lúcia Margarida  durante  preleção
Discorrendo sobre Provérbios 22:6, a base bíblica para o tema 2013 pela CBB para 2013, a preletora Lúcia Margarida Pereira de Brito, teceu considerações sobre o ensino às novas gerações criticando o comportamento de algumas igrejas no Brasil que, segundo ela, aboliram a Escola Bíblica Dominical.

Apresentou a missão da União Feminina Missionária Batista no Brasil e relatou o trabalho realizado e afirmou que, todo elemento feminino da igreja é responsabilidade desta Organização. Lembrou aida que a mulher sustenta e colabora  com os projetos sociais da igreja batista e que a ação social de crente tem como principal finalidade atrair pessoas para perto de Jesus.
                                
Divulgou o trabalho de cada Organização da UFMBB de acordo com as faixas etárias como: Amigos de Missões, que visa atender crianças de quatro a oito anos de idade; Mensageiras do Rei, que trabalha com meninas na faixa etária compreendida entre os 9 e 16 anos;  Jovens Cristãs em Ação para as jovens maiores de dezesseis, da igreja ou não. E, finalmente, Mulheres Cristãs em Ação, para mulheres, da igreja ou não.

Relatou ainda que, enquanto Diretora Executiva da UFMBB, tem o grande desafio de atender a grandes demandas com poucos recursos. "Se meu trabalho fosse só viajar, seria mais fácil, mas é também fazer contas e administrar. E para isso eu preciso ser o que sou, prima carnal do Tio Patinhas", justificou bem humorada, a líder batista brasileira.


Pr. Abner Rodrigues de Araújo sendo apresentado por Tiana
Divulgando dados que apontam que o Brasil tem 60 milhões de crianças e adolescentes, o missionário Abner Rodrigues de Araújo ancorou sua palavra no texto de Mateus 19.13-15. Nesta passagem bíblica, Jesus percebe os discípulos estorvando as crianças  que desejavam acessá-lo e determina: "Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais".
 
O missionário afirmou que acredita que o grande desafio dos dias atuais no País é atrair jovens para a fé. Tarefa que, a seu ver, não será simples. Entre os motivos apontados por ele,  está a falta de ambiente receptivo e apropriado às faixas etárias mais jovens em muitos contextos cristãos. "É verdade que crianças podem estragar as dependências físicas das igrejas, mas é imprescindível que os discípulos de Cristo conduzam-nas a ele e não se coloquem como obstáculos entre os pequeninos e o Senhor Jesus", disse.

Demonstrou a importância da Escola Bíblica Dominical, fundamentada unicamente na Bíblia, para o ensino das novas gerações e sugeriu algumas mudanças a serem implementadas nesta agência, a fim de que a mesma torne-se eficiente junto ao segmento jovem. Por fim, lembrou que para se alcançar crianças é necessário ter a mesma compaixão que Cristo teve para com todos, pequenos e crescidos. E, concluiu dizendo: "A falta de compaixão e amor dos discípulos revela a pouca compreensão que eles têm sobre a obra de Deus neste mundo e sobre o Reino de Deus". 
_______________________________________________________________________________________

Alguns projetos missionários batistas goianos divulgaram seu trabalho durante o 2o. Acampamento MCA edição 2013. O Ministério Pão e Vida (atendimento social e Evangelístico para homens andarilhos, dependentes químicos e moradores de rua), a Comunidade Terapêutica Águas de Meribá (atendimento a mulheres dependentes químicos); o Projeto Colméia (Evangelismo através de artesanato); Projeto Visitando os Irmãos (visitas a crentes impossibilitados de frequentarem igrejas)  e  o Ministério S.O.S. Oração (Intercessão 24 horas).
Grupo de homens beneficiados ( Ministério Pão e Vida)
Pr. Sérgio e Márcia Grykuc (Meribá)
Internos 2013 (Meribá)
Waldecy Costa (S.O.S. Oração)
Vanda Hedhed Martim  (Colméia e Visitando os Irmãos)













Outras Participações
Durante o 2o. Acampamento MCA-GO 2013, houve apresentação de comoventes testemunhos pessoais, relato de viagem missionária à Bolívia por um grupo de Anápolis, além de  outras participações inspirativas.  Houve ainda divulgação de livros de autores goianos, sendo "ECONOMIA DOMÉSTICA- Mordomia Cristã na Prática" de Carmelita Graciana e "O PODER DA PALAVRA" do Pr. Paulo José da Costa.



 



DECORAÇÃO-A decoração foi outro ítem de destaque nesta edição 2013 do Acampamento MCA-GO. Com predominância em lilás e branco, cores da UFMBB, proporcionou aos ambientes, sobretudo ao refeitório recém-reformado,  delicadeza e requinte.


 
EQUIPES  DE TRABALHO
O serviço relacionado à alimentaçao foi bastante elogiado. O cardápio bem escolhido, boa higienização e limpeza nas instalações de preparo e dedicação e presteza da equipe. Sem contar que algumas refeições foram servidas por irmãs caracterizadas de havaianas, o que garantia um toque de  cor e bom humor ao momento, graças a outras equipes como a de Sociabilidade, que ainda trouxe a indumentária de outro continente, a África, proporcionando ao evento reflexão, alegria e descontração.

A música, executada pelas irmãs Lea Nunes Rodrigues e Leila Nunes Rodrigues, foi introduzida na programação de modo natural, animado e alegre. A Equipe de Música, conta  ainda com duas outras irmãs, Marisa Percy e Marilda Morais de Sabóia,  formando o grupo comprometido e vibrante  da UFMBG.

Outras equipes, especialmente as que desenvolveram seu trabalho nos bastidores, não poderiam ser esquecidas. As que coordenaram as tardes de artesanato, as responsáveis pela   limpeza e as pessoas encarregadas dos detalhes, tão perceptíveis ao olhar feminino. 



 














EQUIPE ORGANIZADORA



NOVA GERAÇÃO- PRESENTE  E PARTICIPANDO!
Neste ano foi feita uma concessão no que diz respeito à presença de acompanhantes de inscritas. Foi  permitido a duas mães que levassem seus bebês de colo ao 2o. Acampamento da MCA Goiás. Em ambos os casos,  a participação das mães estaria comprometida, caso se mantivesse a regra, criada, principalmente, por causa da limitação de espaço físico.
 Tema CBB para  2013
Acampante grávida


Acampante  participa  com menininha  atenta
Criança recebida recentemente em Águas de Meribá, orando
Acampante  participa com bebezinho dormindo nos braços
_________________________________________________________________________________________________

MOMENTOS MEMORÁVEIS





descontração durante culto matutino


Descontração durante culto matutino


Irmã Vanda Hedehed (Presidente da UFMBG)
 
Pr. Samoel Martim (Sec. Executivo CBG)  
Acampantes em oração em favor de Águas de Meribá






ALEGRIA E CONGRAÇAMENTO ENTRE AS PESSOAS E GRUPOS


Imagens: UFMBG
  Nota: Trabalho com colaboração de Suely Alves. 

2 comentários:

  1. Acampamento maravilhoso! Estou esperando 2014 se Deus me permitir! Amo a UFMBG.
    Obrigada irmãs!
    Fran.

    ResponderExcluir

  2. Cara Fran,

    Maravilhoso também foi para mim participar com todas em mais esta edição.
    Que o Senhor nos abençoe com vida para o ano que vem!

    Um grande abraço,
    Carmelita Graciana.

    ResponderExcluir

Obrigada por ter vindo!