segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

LIMÃO-USOS E BENEFÍCIOS

A árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas. O limão pode ser consumido de diferentes maneiras: a polpa, suco, no preparo de bebidas, sorvetes, bolos, etc. Para evitar desperdícios com relação ao limão, pode-se lavá-lo e colocá-lo na seção do freezer da geladeira. Congelado, pode ser ralado no ralador (inteiro, incluindo a casca) polvilhando-o em cima dos alimentos. 

O limão pode ser polvilhado em cima de  bebidas como vinho, em saladas, sorvetes, sopas, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi, etc. Todos os alimentos ganham, inesperadamente, um gosto maravilhoso, com um pouquinho de limão.

Os benefícios do limão são surpreedendentes! Estudos afirmam que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão, propriamente dito. Que as mesmas são rejuvenescedoras, pois atuam na erradicação de elementos tóxicos ao corpo. 

 São atribuídos ainda ao limão (Citrus) a propriedade de atacar células cancerosas e um poderoso efeito contra os cistos e tumores e os cancros de todos os tipos.  O limão é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, regulador da pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.

Por que não se sabe nada sobre isso? Creditam o segredo aos interesses comerciais de grandes corporações do setor de medicamentos.  Alegam que a fonte desta informação veio de dentro de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo.  Dizem que a mesma revelou que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos do limão revelaram que destroem as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas. Afirmam ainda que os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas. E o que é ainda mais surpreendente, concluíram que este tipo de terapia com extrato de limão, apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.

Portanto, sendo tudo verdadeiro, ou não, o certo é que o limão é um fruto muito especial.  E, sobre ele existe mesmo um ditado popular que diz: “Se a vida lhe der apenas um limão, faça dele uma limonada”. E, por mais simples que seja a bebida, e clichê que soe o ditado, é um excelente conselho!


                                                                                        Nota: Colaboração de José Aparecido dos Reis ( por e-mail).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!