segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"O POVO GOSTA DE LUXO..."

O corpo de João Clemente Jorge Trinta, o  carnavalesco Joãosinho Trinta, foi enterrado nesta segunda-feira (19), no cemitério do Gavião, ao som de batucadas de escola de samba, após um cortejo acompanhado por uma multidão em São Luís no Maranhão. O carnavalesco morreu no sábado (17), aos 78 anos, vítima de um choque séptico, infecção urinária e pneumonia, depois de ficar internado por 14 dias.

( (Imagem: www.fotografia.folha.uol.com.br)

Joãosinho Trinta nasceu no Maranhão, mas ficou conhecido do Brasil inteiro como um importante carnavalesco, perfeccionista e apreciador da cultura popular e conhecedor do gosto estético do povo. Suas principais ferramentas foram a criatividade e a grande capacidade em transformar o lixo no luxo. E isso garantiu-lhe a vitória por várias vezes no carnaval carioca. Ficou conhecido por criar alegorias gigantes e fantasias luxuosas, que levantaram uma polêmica nos anos 70 e 80, que ele rebateu com uma frase incisiva: “O povo gosta de luxo. Quem gosta de miséria é intelectual”.

Formulou ainda outras frases marcantes como: “Por que aumentei os carros? Porque tive a visão do espaço da arquibancada”. “Carnaval é o único momento de realidade”. E uma vez observou:  “Vá você fazer o carnaval de uma escola de samba no morro e pedir pro crioulo sair de escravo, ele te manda à... (palavrões). Porque escravo ele já é o tempo todo. Ele gosta é do luxo, ele quer ser príncipe e princesa, que na verdade, ele é e foi e tem direito de continuar a ser”.
____________________________________________________________________________________________________________________
Nota: A palavra "carnaval" vem da expressão "carnis valles", do grego, onde "carnis" significa carne e "valles" significa prazeres. O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas do mundo e existe desde a Antiguidade. É originário nos cultos agrários da Grécia, de 605 a 527 a.C. quando, com o surgimento da agricultura, os homens passaram a comemorar a fertilidade e a produtividade do solo.
 
O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando. Certos personagens têm origem européia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina. A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX, quando teve um crescimento considerável, graças às marchinhas carnavalescas. As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos.

Em 1995, o Guinness Book declarou o “Galo da Madrugada”, (do Pernambuco), como o maior bloco de carnaval do mundo e o Carnaval do Rio de Janeiro como o maior carnaval da Terra. A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, depois modificado para Estácio de Sá. Surgiram após, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!