domingo, 3 de julho de 2011

MODA- TENDÊNCIAS 2011

A palavra moda significa costume e provém do latim “modus”. Moda é entendida como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Estudos indicam que o homem vem criando moda desde a pré-história para proteger o corpo e também como forma de se distinguir nos aspectos sociais, religiosos, estéticos, místicos ou simplesmente para se diferenciar individualmente. Ao longo da história a moda passa por transformações, normalmente seguindo mudanças sociais que ocorreram dentro de um determinado período. A moda pode ser considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal que instiga novas formas de pensar e agir. A moda é composta por diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Para criar estilo, os figurinistas utilizam-se de cinco elementos básicos: a cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.

Embora a invenção do tear tenha ocorrido há cerca de 9000 a.C e outros vestígios confirmem a existência das preocupações com moda em tempos muito mais remotos, os processos históricos que acabaram por consolidar o fenômeno como universal, tal como o conheceram hoje, ocorreram a partir do século XIX, marcadamente com o advento da crinolina (armações usadas sob as saias aumentando-lhes o volume, dispensando o uso de inúmeras anáguas.) Segundo os estudiosos, é um equívoco se conceber moda como aquilo que nos remete ao mundo esplendoroso das celebridades, tais como vestidos deslumbrantes, costureiros famosos, tecidos e aviamentos de ultima geração. Para os mesmos, a moda é onipresente em praticamente todos os atos humanos sobre a terra.

________________________________________________
______________________________________________________
Moda e Identidade- Entende-se por identidade o conjunto de caracteres (nome, idade, sexo, religião, língua, cultura, história, etc.) que distinguem uma pessoa ou país de outro e estudiosos afirmam que a moda é como o espelho de Narciso onde a identidade aparece refletida. E a moda no Brasil costumava ser considerada apenas uma cópia das coleções do grande eixo: Paris/ Milão/ Londres/ Nova Iorque/ Tóquio, ignorando que o brasileiro tivesse identidade e cultura próprias. Fora Carmen Miranda, a primeira fantasia genuinamente brasileira, criada por Alceu Penna, por volta das primeiras décadas de 1900, o segmento apenas copiava as revistas estrangeiras ou simplesmente traduzia-as, conforme observou um especialista da área. Mas, aos poucos a busca de identificação de indícios estilísticos brasileiros começou a aparecer e ser valorizados. Feiras de moda e eventos que ocorrem no Brasil, como o SPFW confirmam que existe uma moda genuinamente nacional, cada vez mais presente e marcante, salientando a identidade brasileira.

Sobre moda no Brasil vale ainda mencionar a obra História da Moda no Brasil da jornalista, professora e pesquisadora Gilda Chataignier, resultado de uma longa pesquisa em bibliotecas, museus e um intenso trabalho como jornalista especializada. O trabalho constitui-se em um diálogo intenso com ampla bibliografia, em especial com a literatura brasileira, apropriando-se de informações que muitas vezes são deixadas de lado por outros autores. Retrata mais de cinco séculos de história, numa cronologia que se inicia no século XVI e chega ao XXI. O conceito de moda apresentado vai muito além daquilo que as elites escolhem vestir. Extrapola a mera descrição das formas e modelagem das roupas e traz explicações sobre tecidos, cores, as mudanças nos padrões corporais, a moda íntima, a moda praia, além da maquiagem, dos acessórios, dos sapatos, das jóias, e diferentes glossários da língua portuguesa, tupi ou de descendência afro que se misturaram em nossas formas de adornar e vestir o corpo. Para a autora, a história da moda é também uma história com nomes e sobrenomes. Estilistas, donos de boutiques, jornalistas, empresários do segmento e consumidores de destaque são apresentados e inseridos no contexto da produção e difusão da moda, de maneira a explicitar a relevância de cada um deles. A obra é um guia completo com dados específicos sobre as formas de vestir de uma determinada época.

Tendências 2011-A maior e mais importante semana de moda do Brasil, a SPFW (São Paulo Fashion Week), com 30 mil empresas reunidas e faturamento de 50 bilhões de reais completou 15 anos. Atualmente, estão entre as missões do maior evento de moda no país divulgar o trabalho dos criadores, organizar a produção de moda no Brasil, internacionalizar os desfiles e fomentar novos negócios. Na última edição do SFPW foram sugeridas dez tendências para a próxima temporada: Trabalho artesanal, Cor Amarelo lima, Recortes vazados, Linho, Geometria e grafismo, Vestido paletó, Calça curta, Transparência, Listras e Pantalona de cintura alta.
*
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!