sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O SILICONE NA MIRA DA SAÚDE

Os padrões atuais da moda exigem seios grandes como um elemento imprescindível à beleza feminina. Como nem todas as mulheres nasceram para a numeração grande, boa parte do contingente feminino, inclusive no Brasil, preenche os números extra com silicone, implantado através das cirurgias plásticas, que se popularizaram nos últimos anos. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontam que, somente no Brasil no ano de 2008, foram realizados mais de 151 mil implantes.

Nos Estados Unidos da América, onde as mulheres aderiram aos mililitros adicionais há mais tempo, a FDA (Food and Drugs Administration), agência norte americana reguladora de remédios e alimentos, tem alertado as mulheres que implantaram silicone nas mamas sobre o risco de desenvolver um linfoma, tipo raro e grave de câncer, que age sobre o sistema linfático. De acordo com o grupo de linfoma do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC, o desenvolvimento de um tumor pode sim estar relacionado à presença de uma prótese de silicone na região mamária. A explicação é baseada no fato de que o sistema imunológico fica sendo estimulado de forma crônica pela prótese, o que pode levar à formação de células anormais.

Estudos ainda não conclusivos sugerem que a implantação de silicone nos seios, pode apresentar um determinado grau de risco de desenvolver um linfoma na cicatriz em volta da prótese. No entanto, esta é apenas uma teoria, uma vez que ainda não há como estabelecer ou associar diretamente o aparecimento do linfoma com a prótese. Apesar de ainda não haver indícios suficientes para criar ações que regulem o mercado de implantes, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que acompanha de perto a investigação que é realizada pela FDA, pode vir a tomar medidas regulatórias. Assim, para o futuro, a proibição da comercialização do produto é uma possibilidade.

*
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!