quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

TRAGÉDIAS CLIMÁTICAS



O ano de 2011 começa com transtornos causados por chuvas intensas em grande parte do país, que já provocaram uma grande tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Um gigantesco deslizamento de terras atingiu drasticamentes municípios como Petrópolis,Teresópolis, Nova Friburgo, Itaipava e outros. Nesta tarde, a Presidente Dilma Rousseff sobrevoou a área mais devastada, após assinar, no dia de ontem, uma medida provisória que destina R$780 milhões para os ministérios enviarem auxílio às regiões afetadas. Segundo dados divulgados pelas prefeituras das cidades da região os mortos já somam 440. Para facilitar a difícil identificação de um número tão grande de vítimas, que cresce à medida em que as equipes de resgate atingem outras localidades mais remotas e considerando que aumenta a cada hora o mau cheiro exalado dos corpos, o IML (Instituto Médico Legal) montou álbuns com as fotos das vítimas para serem reconhecidas pelos parentes. Segundo as autoridades, há áreas da zona rural onde as equipes ainda não puderam chegar devido à precariedade dos acessos destruídos pela enchente. Autoridades acreditam que o número de mortos aumentará nos próximos dias. Relatam ainda que as dificuldades de comunicação, por conta de panes em sistemas de telefonia são outro agravante no desenvolvimento do trabalho de resgate. Para o Brasil, também o ano de 2010 foi marcado por tragédias relacionadas às chuvas e deslizamentos de terras. Em Angra dos Reis (Morro da Carioca), contabilizou 53 mortos. Em Niterói, 168 mortos. E na fatídiga madrugada do Morro do Bumba mais 45 mortos. Fora outras tantas mortes noticiadas ou não, atribuídas a fenômenos da natureza. Também usados, com frequência, para escamotear outros 'fenômenos" bem conhecidos de todos nós como ganância, descaso, irresponsabilidade, especialmente relacionados ao uso do solo. Nos anos 1960, já se ouvia na voz de Elizeth Cardoso na música Barracão de Zinco: " Tradição do meu país... Ai, barracão pendurado no morro e pedindo socorro..."

* ATUALIZAÇÃO em 15/02/2011- Dados registram 902 mortos, 405 desaparecidos e os casos suspeitos de leptospirose chegam a 243 sob investigação e 72 aguardando confirmação laboratorial.

2011 deve ser marcado por eventos climáticos extremos- De acordo com Humberto Barbosa, especialista em clima, professor de Metereologia da Universidade Federal de Alagoas, a previsão é de que o ano de 2011 será marcado pela ocorrência de eventos climáticos extremos ainda mais intensos. “Estudos sobre o clima indicam que, em 2011, haverá aumento da precipitação na região Sudeste e na maior parte da região Nordeste do Brasil, assim como no leste da Amazônia e na região litorânea entre o Rio Grande do Norte e a Bahia. Cenários piores mostram um aumento dos períodos secos ou menos chuvas na região Sul do Brasil”, disse. Para ele, o processo de eventos extremos deve se arrastar por pelos menos alguns anos., tais como enchentes, secas prolongadas, ondas de calor, tornados, e até mesmo furacões.

Lucas, o evangelista, narra outra explicação: Lucas 21, nos capítulos 11,25,26 e 31, descreve as palavras de Jesus Cristo que prenunciou: “E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu... E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas...Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas...Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto...E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia".
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!