O bem-te-vi é considerado o mais popular dos pássaros da América Latina, podendo ser encontrado desde o sul mexicano até a Argentina, além do sul do Texas (EUA). Do auge de seus 22,5 cm, o bem-te-vi é conhecido por seu canto, cujo som trissilábico se assemelha ao próprio nome, e sua plumagem parda no dorso, amarela na barriga, uma listra branca no topo da cabeça e outra na garganta, além de uma cauda de penas negras. Possui um longo bico negro, achatado, resistente e um pouco encurvado.
Ave de característica monogâmica, o bem-te-vi assume um aspecto migratório em algumas regiões, e pode ser visto tanto sozinho como em bando. O bem-te-vi tem a capacidade de alcançar uma densidade populacional entre 8 e 10 pares por hectare.
O bem-te-vi é a adaptação personificada, já que consegue viver na cidade tão bem quanto no campo. Seu ninho, que na natureza é feito basicamente de capim e pequenas ramas, é encontrado nas cidades feito a partir de restos de papel, plástico e fios. A fêmea, também chamada de siririca, pode colocar de 2 a 4 ovos durante o período reprodutivo, que se estende de julho a novembro. O ninho fica normalmente em local visível, como árvores cerradas e altas, assim como nas cavidades dos geradores de postes.
É comum encontrá-lo em matas, margens de rios, florestas, pastagens, praias e cidades, adaptando-se facilmente ao habitat. Essa adaptação se reflete também na alimentação que, apesar de ser insetívora, é bastante variada, como frutas e flores, minhocas, pequenas cobras, lagartos, crustáceos, peixes e girinos de lagos e rios rasos, carrapatos de bovinos e equinos, além de "petiscar" ovos de outros pássaros. Sua vocação em descobrir novas formas de alimento permite que cheguem a se alimentar da ração de animais domésticos, como cães e gatos. Possui grande agilidade, o que lhe permite capturar insetos em pleno voo, apesar de ser mais comum agir sobre os que estão pousados em ramos.
Apesar de sua fragilidade aparente, o bem-te-vi não se intimida e ameaça vigorosamente outros pássaros maiores, como o gavião e o urubu, e até mesmo outros animais para defender seu território.
Fonte: https:.//www.infoescola.com/aves/bem-te-vi/
Fotografia: Carmelita Graciana
#fotografiando #photografy_love #photo #cannonfeed #cannonfeeders #fotografy_in #photografylovers #fotografos_brasileiros #fotografos #fotografosamadores #fotografosonline #fotografos_latinoamericanos #goodmorning #paysage #instaflowers #paisagensnaturais #paisagensdegoiás #floresdegoiás #floresdocerrado #floresdobrasil #jardinsfloridos #photooftheday #photos #photography #fotografiaartistica #fotografosbrasileiros #nationalgeographic #naturephotography #nature #naturelovers
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ter vindo!