sábado, 8 de junho de 2019

VIVENDO A SIMPLICIDADE CRISTÃ



Fenômenos sociais como o consumismo, o imediatismo e a competitividade foram abordados durante considerações sobre o estilo de vida cristã autêntico definido a partir de um elemento imprescindível, a simplicidade.

Recomendando a que o crente deve buscar o que é essencialmente relevante com profundidade e interesse, a Coordenadora Geral local irmã Odete Daris apresentou uma reflexão ao grupo de mulheres da MCMPIBGOIÂNIA no dia 04 de junho de 2019.

Observou que independentemente de ser rica ou pobre uma pessoa, especialmente um cristão, deve adotar a simplicidade como estilo de vida. “Ser simples não é ser superficial, mas seletivo e ter autonomia. É não se deixar levar na onda dos modismos, não se submeter às pressões de fora, é ser autêntico”, afirmou. 

Segundo ela, simplicidade é um padrão de vida voltado para os valores e princípios do Reino de Deus. Disse ainda que regras e valores não devem ser definidos pela sociedade consumista que manipula os sentimentos e comumente trabalha com propaganda enganosa.

Alegou que a pessoa ao assumir uma vida simples aumenta as chances de encontrar a essência que define o seu verdadeiro valor, mas que tal processo passaria por uma resistência consciente à grande pressão social deste tempo atual quando não se permite demonstrar fraqueza ou pobreza.

Lembrou que o estilo de vida com ênfase na simplicidade é marcado pelo equilíbrio e pelo resgate dos valores do Reino de Deus antes de concluir com leitura em Provérbios 30:8 onde o sábio suplica a Deus: “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume.”

_______________________________________________________________________________________________

RELATÓRIOS DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO MCMPIBGOIÂNIA
Na sequência a Coordenadora Geral, irmã Odete Daris tendo a Secretária irmã Suely Barcelos ao seu lado, abriu a Sessão Deliberativa para apresentação de relatórios das diversas áreas da MCM ao longo de 2019.  A líder começou pelo próprio relatório e em seguida chamou nominalmente as coordenadoras de áreas.

As irmãs Adma Lúcia, Sunamita Magalhães e Maria José Veloso falaram por Evangelismo e Missões. Adma Lúcia detalhou aspectos de sua atuação em parceria com outros grupos como com o Projeto Dorcas, de Ação Social e Evangelismo pessoal que desenvolve constantemente. Sunamita destacou pormenores sobre Culto realizado pela MCM local em águas de Meribá e Maria José Veloso informou sobre os encontros  regulares que promove há alguns anos na chácara em chácara de propriedade de sua  família onde realiza estudos bíblicos e teste de glicemia e aferição de pressão.  

O relatório da Tesouraria foi apresentado pela Secretária Suely Barcelos a pedido da Coordenadora da área irmã Geralda Cruvinel que não pode estar presente.
 Em seguida, respondendo por duas diferentes áreas sendo o Rol dos Bebês e Ação Social, discorreu a irmã Gildete do Rosário já que a irmã Hezir de Roure Coordenadora do Projeto Dorcas também não pode comparecer.

O relatório da Comissão de Confraternizações e Eventos foi trazido pela Coordenadora da área, irmã Sima Curty. Ela expôs alguma coisa das atividades realizadas, mas centrou sua fala sobre as reuniões que ainda estão por vir tais como a tradicional Confraternização com as aniversariantes do II Trimestre programada para o próximo dia 18 de junho e também sobre a Edição 2019 do Retiro Anual de Oração a ser realizado no mês de Outubro em local ainda por definir.

Pela Comunicação falou a irmã Carmelita Graciana, Coordenadora do DECOM, apresentando o relatório. Ela iniciou por um brevíssimo histórico no qual informou que o trabalho comprometido e sério desta área começou há oito anos, tendo recebido neste ano de 2019 a denominação de DECOM.

Justificou que a mudança ocorreu porque nos últimos anos a área da Comunicação da MCM local passou a contar com uma equipe comprometida e regular após a integração das irmãs Suely Barcelos e Maria Tereza Ventura. Disse que o grupo tem atuado unido na cobertura dos eventos produzindo conteúdo para publicações diversas  sobretudo na internet.

Ela alegou que a aceitação pelo público é crescente incluindo a comunidade não cristã, que o feedback é muito relevante e ao mesmo tempo revelador de que a mensagem do Evangelho chega a um público cada vez maior. “Temos sintomas de uma credibilidade progressiva a este trabalho desenvolvido e amadurecido ao longo dos anos que atinge maturidade graças a algum conhecimento técnico, mas, sobretudo a muito empenho e dedicação”, afirmou.  

Informou ainda que nos oito anos em que existiu, o setor da Comunicação da MCMPIBGOIÂNIA produziu e veiculou cerca de 320 reportagens; cerca de 50 banners; gravação e edição de aproximadamente 100 vídeos; mais de 1000 fotografias selecionadas e publicadas, além de outros trabalhos.

Disse que todo o conteúdo produzido é publicado regularmente em muitas e diferentes plataformas, mas tem como canal mais regular o Blog Cristocentrado, pelas razões de comportar trabalhos mais completos, além de servir como arquivo e fonte de pesquisa ao longo dos anos.

A Coordenadora disse que o trabalho do DECOM consiste em divulgar as atividades da MCM local, porém junto divulga uma boa imagem da Primeira Igreja Batista em Goiânia como também dos batistas em Goiás. E, concluiu afirmando que considera isso muito importante, sobretudo em ano que antecede à 100ª. Assembleia dos Batistas Brasileiros que será realizada em Goiânia em Janeiro de 2020. 


















*Texto e imagens: MCMPIBGOIÂNIA 2019 – DECOM




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!