quinta-feira, 6 de junho de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013- "IMPACTANDO PELA ORAÇÃO"

                                                                                                                                                                                                                   
No último dia 04 de maio de 2013, a Organização Mulheres Cristãs em Ação da Primeira Igreja Batista em Goiânia, reuniu-se para  realizar seu estudo semanal, que tinha como tema: "Impactando pela Oração".
 


Na abertura, a irmã Odete Daris dirigiu cânticos, orações e procedeu à leitura de uma carta  missionária da jovem Débora Santos, apoiada pela União Feminina local, que encontra-se em treinamento no Rio de Janeiro, preparando-se para ser enviada aos campos do mundo, pela Junta de Missões Mundiais.


Em seguida, a irmã Alcini Santos, Coordenadora da Comissão de Programas, introduziu o tema do estudo daquela tarde defendendo a importância da oração na vida da mulher, lembrando que Deus não se manifesta apenas por meio de acontecimentos pomposos ou extraordinários. Afirmou que Deus também fala muito claramente, através das coisas simples, utilizando acontecimentos triviais relacionados ao do dia-a-dia. "Com a mulher, muito particularmente, o Senhor se comunica de forma natural, à medida em que esta mulher o busca através da oração", disse.




A MELHOR PARTE
Em sua apresentação, a professora escolheu alternar períodos  para considerações sobre a oração com outros destinados à oração, propriamente dita. Nesta fase, orou-se em prol da mulher, em prol da família desta mulher e em favor do relacionamento conjugal, seja seu próprio ou de entes queridos seus como filhos, netos, sobrinhos, etc.

A oradora observou que Jesus separava tempo para se dedicar à oração, ressaltando que devemos tomar sua atitude como exemplo. Fato comprovado em citações como a registrada no Evangelho segundo Lucas 6:12-13, que relata: "E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos." Também Marcos, no capítulo 1, verso 35 informa: "E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava".

No sentido de reforçar a tese da relevância da oração na vida da mulher, a dirigente reportou-se novamente ao Novo Testamento, desta vez em Lucas, no capítulo 10, versos 41-42. Na passagem, Jesus Cristo faz uma observação relacionada a duas diferentes atitudes por parte de duas irmãs que o recebiam em casa. Enquanto Maria gastava tempo ouvindo-o, Marta se entregava às intermináveis tarefas domésticas e se ressentia pela suposta negligência da irmã. Ao que Jesus esclareceu: “E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”.  A palestrante enfatizou que, também hoje, a  melhor parte é estar aos pés do Senhor.



DELICADEZA NA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Através da exibição de um curtíssimo vídeo, criado originalmente para propaganda oficial, no qual um humilde horticultor conversa com seus pezinhos de alface durante o cuidado que lhes dedica, dizendo: - "Bom dia, meus pezinhos de alface!" , a oradora ilustrou a importância da delicadeza nas conversas informais, especialmente no contexto do lar. Ela afirmou que a gentileza deve permear a comunicação entre uma mulher e as pessoas com as quais ela se relaciona, sobretudo quando se dirige aos membros de sua própria família e lembrou que tais pessoas são sensíveis, dependentes e carentes de afeto, consideração e reconhecimento, a exemplo dos pezinhos de alface sob os cuidados do gentil horticultor.

A apresentadora buscou ainda em uma passagem do capítulo quatro do livro bíblico de II Reis, um exemplo feminino de discernimento, equilíbrio emocional e fé. Trata-se da história de uma mulher, denominada sunamita, por ser habitante da cidade de Suném. Inconformada com uma realidade presente profundamente adversa e movida por um forte senso de responsabilidade por sua família, esta mulher não permitiu ao seu coração abrigar qualquer outro sentimento que não um profundo amor e uma indescritível fé e caminhou em busca do milagre.  E Deus a ouvira.

Utilizou,  como ilustração, a conhecida recomendação emitida no início das viagens aéreas, quando é orientado que, em caso de emergência, o adulto que tem criança sob sua responsabilidade deve primeiramente por a sua própria máscara, pondo a da criança em seguida. Defendeu que, como mulheres, primeiramente precisamos nos tratar aos pés do Senhor, para então levar os outros a ele. Ressaltou porém, que as lamúrias e traumas pessoais não devem pautar as orações permanentemente, mas a gratidão pelos benefícios recebidos. 


Concluiu, abordando a necessidade de atenção da mulher ao seu mundo particular, visando promover as mudanças positivas e necessárias. Disse que a mulher, em seus múltiplos papéis e na contramão da regra dos dias atuais, deve resgatar hábitos saudáveis do ponto de vista do relacionamento. Recomendou a estimulação do contato físico como mãos dadas e o abraço entre familiares e a volta do costume de sentar-se à mesa em família, mas lembrou que, necessariamente, tudo passará por uma comunicação delicada, respeitosa e amorável no ambiente do lar.




                                                                                                                                                                                                           
 Imagens: UFMBPIBGOIÂNIAIMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!