sexta-feira, 5 de abril de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013-"MÃES DE JOELHOS, FILHOS EM PÉ"

A Organização Mulheres Cristãs da UFMBPIBGOIÂNIA, reuniu-se na tarde do último dia 02 de abril para um estudo sobre a intercessão em prol das novas gerações, com ênfase especial sobre a oração das mães por seus filhos.

 A irmã Odete Daris,  Coordenadora-Geral da Organização feminina local, fez a abertura da programação dirigindo leitura bíblica, cânticos, oportunidades para pedidos de orações, momentos de oração e convidou as presentes para uma recitação voluntária de trechos bíblicos, que teve a participação vigorosa de muitas sócias.


A abertura ao estudo do tema da tarde  foi feita pela Coordenadora do Grupo de Ação Vida Física,  irmã Alcini Souza Mendes Santos, que apresentou, numa visão panorâmica, o que considera a atual condição da sociedade brasileira com relação à moral e ética, advertindo que neste setor há uma grande e grave crise. Segundo ela, há forças atuando no sentido de retirar a autoridade dos pais, descaracterizar a família e destruir os referenciais. E tal exporia as gerações mais jovens aos valores de uma sociedade ímpia, contrários aos recomendados pela Palavra de Deus, que são pró-felicidade humana sobre a terra, coletiva e individualmente.

Falou, resumidamente, sobre as diferenças entre as chamadas  Gerações X,Y,Z e alfa, caracterizando  cada uma com relação ao tempo de seu nascimento e em suas peculiaridades. Por exemplo, informou que a Geração Y é aquela em que os indivíduos são constantemente conectados através de dispositivos portáteis e voltados às temáticas ambientais  e que a Geração Alfa ou Alpha Generation, é a formada dos indíviduos nascidos a partir de 2010. Disse que estes, por chegarem a um mundo conectado em rede, ficam munidos com poderosas ferramentas para realizar seus desejos, sejam de construir ou de destruir, em velocidade nunca imaginada. 

Alegou que estes jovens, estarão profundamente sensíveis aos valores morais e éticos deste tempo, e que a julgar pelo que tem sido visto, a sociedade deve ter motivos para temer. Observou ainda, como características inerentes a estas gerações mais novas, o desprezo que têm pela mentira e pela  hipocrisia e afirmou que os mesmos esperam a honestidade, sobretudo nas relações mais íntimas, notadamente na família.

Em seguida,  apresentou o tema da tarde: Mães de Joelhos, Filhos em Pé ", lendo o texo bíblico no livro de Juizes 5.12, que diz:“Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os teus cativos, tu, filho de Abinoão”. Explicou que esta é a base bíblica para o nome e filosofia do movimento de oração chamado Desperta Débora. Lembrou que o contexto em que a juíza e profetiza Débora atuou entre o povo de  Israel era semelhante ao que vivemos hoje, de apostasia da fé e de esmorecimento e, consequente vulnerabilidade ante o inimigo. O que justificaria uma tomada de posição espiritual das mães por seus filhos e das mulheres pelas novas gerações, a fim de que não percamos a guerra nem como igreja, nem como famílias, nem como sociedade, disse.


Em seguida,  a irmã Vânia Pires, Coordenadora regional do Movimento Desperta Débora, apresentou a história deste ministério mundial de Intecessão, de caráter interdenominacional. Informou que compõe-se de uma rede de intecessoras espalhadas por todo o Planeta com o objetivo de despertar mães que se comprometam a orar 15 minutos por dia pelas gerações mais jovens. Afirmou que o objetivo é promover um despertamento espiritual na juventude a fim de que a mesma resista ao poder do inimigo e haja paz sobre a sociedade, como houve em Israel  por quarenta anos. A convidada apresentou razões para as mulheres aderirem ao chamado de interceder com seriedade durante 15 minutos por dia, umas pelos pedidos das outras, mesmo em diferentes países. E, concluiu,  apresentando 15 justificáveis motivos para orar pelas novas gerações.


No encerramento da programação, à hora do habitual lanche do grupo, foi feita uma homenagem à sócia Paula Maria Caetano, pela passagem de seu aniversário. A UFMBPIBGOIÂNIA, representada pela Coordenadora-Geral, irmã Odete Daris, demonstrou seu apreço e gratidão à dedicada, discreta e competente pianista e Coordenadora de Música, que teve direito a presente, bolo e muitos abraços.


Deste modo, as presentes àquela reunião retornaram às suas famílias com um sentimento de urgência na intercessão pelas novas gerações. Certamente, também mais convencidas da importância do exemplo pessoal na prática de sua fé e de santificação. Com respeito à oração, é importante lembrar ainda que a mesma tem pelo menos um pré-requisito, descrito em Jeremias 29.13, que afirma: "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”.


Imagens: DECOM/UFMBPIBGOIÂNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!