segunda-feira, 16 de julho de 2012

BATISTAS GOIANOS NO LANÇAMENTO DE MISSÕES ESTADUAIS 2012 (JÁ PUBLICADOS)


Carmelita Graciana
Jornalista-GO

Entre os cerca de 1.350.000 cristãos batistas no Brasil, 15.000 encontram-se em Goiás. E, entre estes, 1.200 compareceram ao culto para o Lançamento Oficial da Campanha de Missões Estaduais 2012, no dia 1 de maio. A cerimônia foi realizada na Chácara de eventos da denominação no Estado, conhecida por Acambago, na região metropolitana de Goiânia. A capela da estância foi pequena para comportar os representantes das 236 igrejas e congregações batistas filiadas à Convenção Batista Goiana de todo o Estado. O culto precedeu uma extensa programação que se estendeu ao longo do feriado pelo Dia do Trabalho.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo Presidente da CBG, pastor Wagner Ribeiro de Araújo que, após saudar a todos, deu uma palavra de incentivo à obra de missões no Estado. Passou, em seguida, à leitura em I Coríntios 1.10: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”. O texto bíblico é a Divisa, e o Tema deste ano é: “MISSÕES, UNIDOS FAREMOS MAIS”. A pauta, bastante variada, tinha conotação de prestação de contas. Expressava, também, gratidão a Deus pelos serviços realizados através dos vários projetos missionários, desenvolvidos pelos batistas goianos e apoiados por sua Convenção Estadual.



 MISSÕES- MENSAGENS DE GOIÁS 
Pr. Fernando Brandão (Diretor Executivo da JMN da CBB): Preletor na cerimônia do Lançamento Missões Estaduais Goiás 2012, o pastor Fernando Brandão iniciou sua fala conclamando os batistas goianos ao engajamento na campanha nacional de oração deflagrada pela JMN neste ano com o título: “100 Dias que Impactarão o Brasil”. Depois, convidou-os à prática da oração, alegando que os cristãos têm maior responsabilidade sobre os destinos do Brasil, por servirem ao Deus cujo poder é maior do que emana da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Listou, entre os principais motivos de oração dos batistas deste país, o pedido pela lisura nos contratos públicos e pelo fim da corrupção, a seu ver, um câncer presente em toda a sociedade brasileira. Lembrou que muitos batistas precisam se converter à oração, porque, segundo ele, a motivação para tal prática costuma vir quando se depara com um drama pessoal ou familiar. Disse que a presença de Deus deveria ser motivação suficiente para vivermos em oração. Aconselhou que os pastores também deveriam orar mais para trazer sermões, justificando que são três as coisas que fazem o inferno tremer: a oração, o evangelho pregado e o avançar da igreja.

Ao abordar o tema 2012 de Missões Estaduais em Goiás, salientou a importância da visão cooperativa ou visão de unidade, e apontou entre os principais pontos de desunião, o que chamou de crítica destrutiva. “Que cada um pare de ‘tesourar’ os outros”, aconselhou. Finalmente, reforçou: “É necessário que tenhamos unidade em amor - unidade para avançar, unidade na fé e unidade nos desafios. Nós batistas somos unidos e precisamos continuar assim até a volta de Jesus Cristo. Mas precisamos orar também pelo aumento de nosso amor às almas perdidas porque precisamos continuar a fazer discípulos. A igreja de Jesus está com cheiro de domingo e de shopping. A igreja batista em Goiás precisa ter cheiro dos campos de Goiás, cheiro do suor do homem do campo, das ruas de Goiás, da periferia das cidades goianas”, concluiu.

Pr. Wagner Ribeiro de Araújo (Presidente da CBG): “Somos frutos de cooperação e devemos continuar trabalhando através da cooperação. Primeiramente aqui chegou o missionário Salomão Luiz Ginsburg, enviado pela Primeira Igreja Batista de São Paulo, numa época em que as viagens eram longas e demoradas sobre lombos de animais. Depois vieram outros, através do envio de juntas missionárias e aqui trabalharam na pregação do evangelho, no ensino secular e religioso, na plantação de igrejas e frentes missionárias, no apoio e treinamento a pastores e líderes, inclusive no ensino teológico. Agora sonhamos outros sonhos, como o de continuarmos sendo igrejas vivas, vivendo a Bíblia. Firmes na fé e na oração, sadias doutrinariamente, cumprindo os ensinos de Jesus, amando a sua obra, generosas em contribuir e investir na obra missionária. Para isto é imprescindível que sejamos líderes mais unidos, mais cooperantes. Temos inúmeros desafios pela frente, mas também grandes sonhos e esperanças. O trabalho é grandioso e árduo e requer a unidade do povo de Deus, a fim de que atinjamos como Igreja e Convenção, nossos objetivos de proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, em todo o território goiano”.

Pr. Samoel Martin (Secretário Executivo CBG): Durante o culto de lançamento da Campanha de Missões Estaduais - 2012, o pastor Samoel Martin falou sobre a obra missionária no Estado de Goiás. Incentivou os batistas goianos a serem mais generosos em relação à obra missionária. Informou que, cada um entre os 15.000 batistas no Estado, tem investido apenas o equivalente a meia balinha doce por dia em Missões, segundo ele, cerca de três reais por pessoa/ ano. “Mesmo assim, estas frentes missionárias estão avançando”, lembrou. Afirmou que o tema Missões precisa empolgar mais o coração dos batistas, tanto no âmbito local, quanto no nacional como também no mundial. Reiterou, assim, o que afirmara pouco antes da abertura da cerimônia: “Missões é uma coisa só”.


PROJETOS MISSIONÁRIOS EM GOIÁS
A Convenção Batista Goiana apresentou as várias frentes missionárias que apoia no Estado. Entre elas estão:
PEPE: Programa de atendimento sócio-educacional e espiritual para crianças de 4 a 5 anos, idealizado pela JMN e abraçado pelas igrejas locais.
PROJETO COLMÉIA: Ferramenta para pré-evangelização através do desenvolvimento de artesanato e habilidades manuais, idealizado, implantado e em fase de consolidação pela UFMBG.
PROJETO PÃO E VIDA: Atendimento social e evangelístico para homens andarilhos, dependentes químicos e moradores de rua, dirigido pelos idealizadores e mantido por doações de voluntários.
COMUNIDADE TERAPÊUTICA ÁGUAS DE MERIBÁ: Atendimento a mulheres dependentes químicos, idealizado e mantido pelos batistas em Goiás em parceria com a JMN.
PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO A PRESOS: Programa de evangelização em presídios goianos.
MINISTÉRIO BATISTÃO: Programa de evangelização em comunidades específicas como em círculos de Rock and Roll, com proposta de ir onde a igreja tradicional não vai.
PROJETO MISSIONÁRIO SEMINARISTA: Com vistas à plantação de novas igrejas, atualmente com 11 seminaristas envolvidos, entre Goiânia e Rio Verde.
PROJETO DE REFORMA DO ACAMBAGO: Programa que vem implementando importantes melhorias na estrutura física da sede do Centro de Eventos dos Batistas em Goiás, com a participação de irmãos voluntários de igrejas do campo.

Tais projetos foram divulgados durante a cerimônia, tanto por informações de seus líderes e responsáveis, como em alguns casos, com apresentações e depoimentos de beneficiados, alcançados pelos mesmos. Foi apresentado pelo PEPE um musical infantil, depoimento de um ex-andarilho que falou sobre os dois momentos de sua vida, o antes e o depois do Evangelho de Jesus Cristo. Também uma ex-dependente de Crack falou sobre o que perdeu com o vício e o que ganhou com a conversão, incluindo o sonho de tornar-se missionária para propagar a mensagem que a levou à mudança de vida. Na ocasião, foram ainda apresentados os missionários envolvidos com a plantação de igrejas no Estado, entre os quais 11 seminaristas. Por fim, foi feita uma homenagem em reconhecimento por serviços prestados como voluntários, a vários irmãos de igrejas do campo, durante a reforma em curso no Acambago (Acampamento Batista Goiano). Como último ato foi levantada uma oferta para Missões Estaduais 2012 igual a R$ 3.400,50, além de dois relógios de pulso. Após o culto foi servido um almoço farto e gratuito a todos. Foram oferecidas ainda atividades recreativas e esportivas para o período da tarde, quando os batistas goianos aproveitaram para desfrutar a comunhão entre as igrejas, tão imprescindível quanto rara, nos dias atuais.
 
ESTRATÉGIAS ADOTADAS E DESAFIOS
As 236 igrejas e congregações filiadas à Convenção Batista Goiana, estão organizadas estrategicamente em quatro grandes Associações, sendo elas: Associação Batista Metropolitana, Associação Centro-Norte Goiano, Associação Missionária Batista do Sudoeste Goiano e Associação das Igrejas Batistas do Vale do Araguaia. O intuito é fortalecer o trabalho já consolidado, assim como plantar novas igrejas. Os desafios relacionados à plantação de igrejas continuam grandes, considerando que há ainda no Estado de Goiás, 105 municípios sem trabalho batista.
________________________________________________________________________________________________________________________

Nota: Matéria publicada originalmente em O JORNAL BATISTA - OJB-Ano CXII
Edição 29-Domingo, 15.07.2012 : http://ojornalbatista.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!