quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

COLETA SELETIVA E RECICLAGEM


Coleta Seletiva
é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são passíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuição dos custos de reciclagem.

____________________________________________________________________________________________________________________________________


Reciclar significa repetir um ciclo. A reciclagem tornou-se uma ação importante na vida moderna que incrementou o consumismo e o tempo médio de vida da maior parte dos produtos. Entre os materiais recicláveis estão os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros. A evolução tecnológica propiciou aos resíduos uma melhor destinação. Após separados são tratados como matéria prima de baixo custo e alto interesse econômico. Apenas uma mínima parcela dos resíduos urbanos não são passíveis de serem reaproveitados. Estes são direcionados para as unidades de eliminação, normalmente os aterros sanitários. A coleta seletiva separa os resíduos urbanos pelas suas propriedades e pelo destino que lhes pode ser dado com o intuito de tornar mais fácil e eficiente a sua recuperação.

Cores padronizadas das latas de lixo

Azul - Papel/Papelão
Amarelo - Metal
Verde - Vidro
Vermelho - Plástico
Marrom - Orgânico
Laranja - Resíduos perigosos
Preto - Madeira
Cinza - Resíduos gerais não recicláveis ou misturados, ou contaminado não passível de separação
Roxo - Resíduos radioativos
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde

A reciclagem pretende resolver os problemas de acumulação de lixo nos centros urbanos e reintegrar o mesmo no ciclo industrial. O que significa obter vantagens ambientais e econômicas, contribuir para a redução da poluição do solo, da água e do ar e melhorar a qualidade de vida da população, entre outras vantagens.
*
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!