segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

DÉBORA, A FÉ MEDIANDO EMOÇÃO E RAZÃO - UFMBPIBGOIÂNIA 2015

“Débora é um dos personagens femininos mais eloquentes da Bíblia. Seu exemplo de vida falou aos seus contemporâneos e continua falando em nossos dias”. 

Com esta afirmação, a irmã Geralda Cruvinel Guimarães, deu início ao Estudo bíblico sobre o qual falaria na tarde do último dia 24 de novembro, à MCA da Primeira Igreja Batista em Goiânia.

A professora demonstrou, pelo exemplo de Débora, a importância da obediência, da comunhão e da vida consagrada ao Senhor. Comprovou ainda que, mesmo em tempos e conjuntura pouco generosos para com o gênero feminino, Débora sobressaiu como conselheira, estrategista e apoiadora do povo de Israel durante o seu retorno e consolidação de posse em Canaã.

Fazendo uma retrospectiva histórica desde Abraão, a palestrante observou que Deus não chamou a um povo, mas a um homem para constituir um povo especial. E este povo, que cresceu numericamente no Egito, de lá saiu sob a liderança de Moisés e entrou em Canaã, dirigido por Josué, mas ainda teria pela frente grandes desafios como o de garantir a permanência na terra para onde retornava. Este período, segundo ela,  foi conturbado por guerras, incluindo a fase orientada pelos cerca de doze juízes, entre os quais estava  Débora,  a única mulher, cujo trabalho foi muito bem sucedido quando das tratativas com  Jabin, o rei de Canaã, Baraque e Sísera, outros  nomes proeminentes da localidade.

Afirmou que pessoas coerentes adquirem autoridade ao estabelecerem o equilíbrio entre a emoção e a razão e que a obediência aliada a uma profunda comunhão com Deus produz um testemunho autêntico, a exemplo de Débora.  Concluiu lembrando: “Em tempos onde tudo parece falsificado, a autenticidade é um valor, um referencial, uma marca  para o cristão”.   
Odete Daris durante apresentação da palestrante


Imagens: Suely Barcelos (UFMBPIGOIÂNIA - Fotografia)
Nota: Permitida a utilização destas imagens somente com expressa informação da fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!