segunda-feira, 20 de julho de 2015

O HOMEM E O PECADO - REFLEXÃO


O Brasil virou um caso de polícia, de Polícia Federal. No final desta última semana, o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB- RJ), declarou rompimento político com a Presidente Dilma Rousseff, o que implica no agravamento da crise institucional e política por que passa o país depois de ter sido trazido à tona o maior esquema de corrupção de sua História.

O juiz chamado Sérgio Moro, comanda a consistente investigação que está sendo capaz de demonstrar, detalhadamente, uma escandalosa e ardilosa rede de corrupção, fruto de uma aliança promíscua e bem articulada entre o capital e o Poder.  

De operação em operação, as vísceras podres do Brasil estão sendo escancaradas pelo mecanismo jurídico da Delação premiada, que é quando ladrão entrega ladrão para ter menos de 100 anos de prisão. Enquanto a sociedade brasileira segue pagando os prejuízos, equilibrando-se entre uma crise política e uma econômica muito profundas. Mais vergonhosas do que merece e mais duradouras do que desejaria.

Em um destes depoimentos à Polícia Federal, um dos investigados na Operação denominada Lavajato, declarou: “A ocasião não faz o ladrão.O ladrão já nasce feito”. Segundo a Bíblia, também nascem feitos o mentiroso, o adúltero, o glutão, o impuro, o lascivo, o idólatra, etc. (Gálatas 5. 20 a 26).  “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. Salmos 51:5. Porém, também, segundo a Bíblia, o pecado tem um antídoto, o sangue precioso de Jesus Cristo, para o qual converge toda a narrativa bíblica, tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo.  


No Gênesis está demonstrado que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1). 

Porém, ainda no Jardim do Éden ou Paraíso, deu defeito. E, por causa deste defeito, o pecado, foi expulso e punido, passando a ser concebido em pecado. E, por nascer defeituoso é carente da misericórdia e graça do Senhor. Como está demonstrado em Romanos 5.19: “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos”.


O apóstolo Paulo se autodeclara o principal dos pecadores em I Timóteo 15 e 16: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna”. 

E, nesta condição de principal dos pecadores, também assegura aos crentes em Roma, em Rom. 8.37-39: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.



Imagem 1: A Criação de Adão é possivelmente o mais famoso dos afrescos da Capela Sistina.Como um toque de dedo, Deus dá vida a Adão feito à Sua semelhança. Foi pintada por volta do ano 1511. Imagem2: A “Expulsão do Paraíso” de Michelangelo na Capela Sistina (1508-1512).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!