sábado, 27 de outubro de 2012

OUTUBRO, UM MÊS HISTÓRICO (OUTROS AUTORES)

O mês de outubro é rico em comemorações históricas, temos no dia 31 de outubro a memorável Reforma Protestante, um movimento reformista cristão liderado por Martinho Lutero em 1517. Em 15 de outubro foi o aniversário da Primeira Igreja Batista da Bahia, a qual faz registro por sua história escrita pelos primeiros missionários no Brasil e como impulso na missão evangelística no país. Também faz parte desta história a família Bagby, que doou toda uma vida para a missão do evangelho no Brasil.

Esta edição de O Jornal Batista, que fecha o mês de outubro, não deixa de registrar tais marcos da trajetória batista. Como o órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, noticia os acontecimentos da denominação, assim como as ações missionárias, além de expandir reflexões sobre assuntos da atualidade. O Jornal Batista, além de meio de comunicação, se coloca como registro histórico. Por essas razões, esta edição em especial, está rica em trechos dos fatos notáveis que escreveram os batistas brasileiros.

Nas páginas 8 e 9 você encontrará a história de Willian Buck Bagby e Ana Luther Bagby, o casal que chegou ao Brasil em 2 de março de 1881 e escreveram um caminho de grandes conquistas. Construíram uma família em terras brasileiras e foi esta família que trabalhou na organização de igreja com doutrina bíblica, fundou colégios, investiu na educação cristã, e foi marcada pela própria história da nação brasileira. Esta história precisa ser conhecida, principalmente pelas novas gerações.

A organização da Primeira Igreja Batista da Bahia se fez marco histórico, e hoje tem o nome de Primeira Igreja Batista do Brasil, situada em Salvador. O registro da construção da igreja ficou em Ata: “Ata de organização da Primeira Igreja Batista da Bahia. No dia 15 de outubro de 1882 da Era cristã, estando nesta cidade da Bahia, no lugar denominado Canela, às 10:00 horas de manhã, os abaixo assinados, membros da Igreja Batista de Santa Bárbara, na província de São Paulo, tendo-se retirado daquela província para esta, uniram à igreja batista, fazendo a sua instalação legalmente.

São os seguintes: Sr. Antônio Teixeira de Albuquerque, Sr. Zachary Clay Taylor, Da. Catharina Taylor, Sr. William Buck Bagby, Da. Anna Luther Bagby”. Na página 13 desta edição o leitor encontrará a história da PIB da Bahia, igreja que completou neste mês 130 anos de caminhada. O Jornal Batista agradece a colaboração do pastor Francisco Bonato Pereira e do irmão Othon Ávila Amaral, pessoas que contribuíram com este jornal e acreditam que certas histórias precisam ser eternizadas devido ao seu grau de importância. (AP)

Nota: Trabalho (Texto e Imagem) publicado originalmente em O JORNAL BATISTA (Editorial) - Edição 44-Domingo, 28.10.2012-http://ojornalbatista.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!