quinta-feira, 28 de junho de 2012

FRIEDRICH NIETZSCHE- FRASE


  
 A Minha Felicidade

Depois de estar cansado de procurar
Aprendi a encontrar.
Depois de um vento me ter feito frente
Navego com todos os ventos.
Friedrich Nietzsche
(Imagem:http://www.vectraviagens.com.br)______________________________________________________________________________

VIDA- Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo alemão, que exerceu grande influência no ocidente. Nietzsche nasceu em 1844, na Alemanha, numa cidade conhecida por Röcken. Como sua família era luterana, presumia-se que seria pastor como o pai, que perdera aos cinco anos de idade. Viveu a infância na cidade de Naumburg. Período durante o qual dedicou-se a ler a Bíblia.    

Nietzsche perdeu a fé durante a adolescência. Em 1864, foi estudar teologia e filosofia na Universidade de Bonn. Durante os seus estudos na universidade de Leipzig,  sua vocação filosófica cresceu e o que aprendeu com os estudos de filosofia passaram a se opor ao que aprendeu sobre teologia. Foi um aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, e aos 25 anos foi nomeado professor de Filologia na universidade de Basiléia, no ano de 1869. Depois, deixou a vida acadêmica e dedicou-se por um tempo à vida militar, que abandou depois de uma queda de cavalo. 

Durante dez anos, Nietzsche desenvolveu a sua filosófia em contacto com pensamento grego antigo, mas no ano de 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar de ser professor. Sua voz ficou inaudível. Começou uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento (Veneza, Gênova, Turim, Nice, Sils-Maria, etc).

Em 1882, começou a escrever o “Assim Falou Zaratustra” e empreendeu um ritmo bastante frenético ao seu trabalho, mas o período foi interrompido brutalmente em 3 de janeiro de 1889, quando passou à tutela de sua mãe e irmã ao enfrentar intensas "crises de loucura", que duraram até sua morte no ano de 1900. Estudos recentes atribuem a morte do filósofo à presença de um cancro (tumor maligno) no cérebro, que eventualmente pode ter origem sifilítica. 
Obra- Em 1872, publicou o seu primeiro trabalho, “O Nascimento da Tragédia pelo Espírito da Música”, onde contrasta os deuses Dionísio e Apolo.  Em 1883, lançou, “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais conhecida, que mesclava um estilo bem peculiar entre a reflexão filosófica e a poesia. Nesse livro, ao criticar o pensamento tradicional, Nietzsche estabeleceu um novo padrão de valores. Para o filósofo, não existiam de forma inata no homem o bem e o mal, a verdade e a mentira, a beleza e o feio, mas sim o desejo do poder. Segundo o pensador, os valores tradicionais foram formatados pela cultura judaico-cristã, que pregava a humildade e a submissão. O pensamento de Nietzsche influenciou as idéias de eugenismo - cujo teor era o rumo da sociedade guiada pelos mais fortes, que predominaram no início do século 20. Outras obras escritas pelo pensador foram “Além do Bem e do Mal” e “A Vontade de Poder”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!