segunda-feira, 30 de abril de 2012

A APARÊNCIA E A AUTO ESTIMA

Possivelmente todos os habitantes do planeta Terra, cada qual em sua cultura e língua, já ouviram o ditado: “As aparências enganam”, ou o seu equivalente. Mas certo é também que a aparência diz muito sobre cada um de nós. Pelos cuidados com a  aparência é possível perceber que alguém está deprimido, abatido ou triste, porque, em geral, deixa as unhas descuidadas, a barba por fazer e o cabelo desarrumado. Além de expressar sentimentos, a apresentação pessoal pode refletir  ainda valores e crenças. Por isso, é comum que pessoas julguem outras a partir de ítens que aparentemente estariam vinculados ao nível unicamente exterior. A verdade é que, uma aparência bem cuidada pode não realizar milagres, mas terá um efeito positivo relacionado ao bem estar e mesmo à felicidade. Em matéria veiculada no endereço do rodapé deste trabalho, a dermatologista Amy Wechsler dá dicas que poderão realçar a beleza e alavancar a autoestima de uma mulher. Tais como:
- Franjas muito longas ou penteados que cobrem parte do rosto podem ser apenas uma questão de estilo. No entanto, muitas vezes, usar o cabelo sobre a face sinaliza que você quer encobrir algo (acne, sinais de envelhecimento), ou que há uma tendência a se sentir pouco à vontade com as pessoas. Mulheres preocupadas com a imagem que transmitem ou com a aparência da própria pele costumam usar o cabelo como proteção. Independentemente do estilo de cabelo que está em alta, quem confia no próprio taco mostra o rosto e curte penteados que acentuem suas características. É uma maneira de dizer: “Me sinto bem comigo mesma”.
 - Sentar ou andar encurvada demonstra exaustão ou até uma leve depressão. A má postura ainda dificulta a respiração profunda. O corpo recebe menos oxigênio e o resultado é ainda mais cansaço. Então, nada de ficar corcunda! Quando estiver em pé, imagine um fio correndo pelo seu corpo, saindo pela cabeça e puxando-a para cima. Sentada, levante o peito, sem curvar para trás, mantendo os ombros para baixo e a cabeça alinhada com eles.
 - Pode parecer bobagem, mas as pessoas reparam em sobrancelhas malcuidadas ou muito finas, especialmente se o cabelo e a maquiagem não chamarem mais atenção. Sobrancelhas espessas demais, com pelos crescendo em todas as direções, transmitem a idéia de que cuidar de você mesma não vale o esforço. Por outro lado, as muito fininhas sugerem uma tendência obsessiva, o que também não é nada saudável! Encontre o equilíbrio colocando como meta marcar hora com um designer de sobrancelhas algumas vezes por ano. Ou, se preferir, tire você mesma os fios que nascem muito acima ou abaixo da linha natural.

-É comum dispensar o make quando estamos doentes, tristes, cansadas, irritadas... Só que um pouquinho de cor no rosto pode fazer maravilhas para a autoestima e aumentar a confiança em si mesma, na hora. Uma maquiagem leve é sinal de que não há muito a esconder — você basicamente se sente confortável na sua própria pele. Já a maquiagem pesada conta outra história e faz pensar: “O que essa mulher está tentando esconder?”. Em resumo: não é para sair por aí com o rosto coberto por mil e um cosméticos, mas um pouquinho de corretivo para disfarçar imperfeições, um batom e algumas camadas de máscara de cílios podem reacender o visual.
- Quem se sente confortável com o próprio corpo costuma apostar em peças mais ajustadas, que acompanham os contornos. Quem é magra mas usa roupas largas para esconder o corpo pode demonstrar infelicidade com o visual, embora não esteja acima do peso. Mesmo as mais cheinhas não precisam investir apenas em peças enormes. Marcar a cintura, por exemplo, é um truque que funciona para quase todos os tipos de corpo. Nas próximas compras, invista em roupas que tenham caimento perfeito e valorizem seu corpo, independentemente do seu tamanho. Isso vai mostrar  que você tem orgulho de ser quem é.
- Ao caminhar com energia e determinação, você passa a imagem de que tem autoconfiança e é cheia de vida. Do contrário, a mensagem é exatamente a oposta. Passos vagarosos e incertos transmitem insegurança e vulnerabilidade.
- Não dar uma olhadinha rápida em um espelho antes de encontrar alguém e, consequentemente, aparecer com alguma pequena falha no visual pode mostrar falta de consideração pela pessoa. Também pode ser sinal de que, no fundo, você não liga se está bem arrumada, não tem tempo para se arrumar ou, ainda, não acredita que uma boa apresentação faz a diferença. Seja qual for o motivo, uma coisa é certa: você está se desvalorizando. É hora de se permitir 2 minutinhos de vaidade. Cheque o sorriso e a maquiagem, e encare o mundo com mais confiança.

- Se você nunca dá descanso para as mãos (puxando uma cutícula, uma pele que descasca, cutucando uma espinha...), a imagem que passa é a de alguém ansioso e estressado. E o pior é que suas atitudes podem causar manchas e cicatrizes. Um jeito de cortar o mal pela raiz é começar a prestar atenção no próprio corpo e evitar situações que tragam à tona esse comportamento. Se você tem um espelho de aumento no banheiro, por exemplo, livre-se dele, pois examinar a pele tão de perto só vai alimentar seu desejo de apertar, puxar e espremer.
- Fugir do olho no olho sugere ansiedade, depressão, vergonha, timidez ou desconforto de algum tipo. Repare se você olha para o rosto das pessoas ao falar com elas, em um encontro ou no trabalho. Se não, tudo bem: esta é uma habilidade que você pode desenvolver e melhorar. Comece uma conversa sobre um assunto que você domina e pratique olhar o interlocutor diretamente. Quanto mais você praticar, mais fácil vai ser!

Imagens: httpcorpoacorpo.uol.com.brFoto SXC ;  www.corpoacorpo.uol.com.br). Texto com informações em:  (http://revistashape.uol.com.br/beleza-e-estilo/1841/materia/o-que-seu-visual-diz-sobre-voce).

Nota: " Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. (Provérbios 31:30).

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa". (Hebreus 10.22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!