sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PIB EM GOIÂNIA DÁ POSSE A NOVO PASTOR- (JÁ PUBLICADOS)


PIB EM GOIÂNIA EMPOSSA NOVO PASTOR

Em culto solene realizado no dia 26 de junho, a Primeira Igreja Batista em Goiânia empossou Artur Moraes da Costa como seu pastor titular e presidente. Ao lado da esposa, o novo pastor ouviu atentamente a todos os oradores, foi consagrado e, como último ato, dirigiu-se à igreja por meio de um discurso no qual esboçou o perfil de seu ministério à frente da mesma. Prometeu lealdade aos ideais batistas bíblicos e à Reforma Protestante, reafirmou sua convicção na autonomia da igreja na sociedade e manifestou sua lealdade à igreja local. E, por acreditar na universalidade do Evangelho, deseja, segundo ele, promover a denominação batista brasileira e com ela cooperar no estado, no país e no mundo.
Trajetória-O pastor Artur Moraes da Costa tem 43 anos de idade e é casado com Alessandra Campos Lima da Costa, com quem tem dois filhos: Davi e Isadora. Nasceu em Brasília (DF) no dia 31 de março de 1967. Sendo filho de mãe evangélica, sempre participou das organizações da Igreja Batista em Brazlândia (DF), onde foi batizado aos 15 anos de idade. Na juventude transferiu-se para Campinas (SP), onde trabalhou com surdos. Chegou à PIB em Goiânia no ano de 1989 para cooperar com o ministério com surdos da igreja, que dava seus primeiros passos. Formou-se pelo Seminário Teológico Batista Goiano, foi consagrado e assumiu efetivamente a liderança do trabalho com os surdos, onde atuou entre os anos 1989 e 2003. Entre 2002 e 2004 esteve como pastor para a Educação Cristã da PIB em Goiânia. Já entre 2004 e 2009 trabalhou como pastor auxiliar da igreja. Em 2009 assumiu como pastor interino, posição na qual permaneceu até agora, quando foi votado pastor titular e presidente.

Formação-O pastor Artur Moraes da Costa é graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Goiano, licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Goiás e mestrando em Teologia Sistemática pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (SP). Foi fundador e presidente da Associação Evangélica Nacional de Obreiros com Surdos (Assenos). Além disso, já foi professor de Hermenêutica Bíblica e Homilética no Seminário Teológico Batista Goiano e atuou como consultor para o bilinguismo na área de Educação Inclusiva em Goiás. Atuou ainda como palestrante para professores e escolas sobre a figura do intérprete nas classes inclusivas e foi palestrante na área de liderança ministerial como formação de pastores e de novos obreiros. Serviu ainda como intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em eventos nacionais e internacionais.

Ministério-No último mês de maio, a PIB em Goiânia, através do conjunto de suas organizações, promoveu uma consulta coletiva ao pastor Artur, então interino, com a finalidade de preencher o cargo de pastor titular, vago desde o ano passado. Na ocasião ele fez um relato biográfico desde o berço humilde em Brasília até sua decisão pelo ministério pastoral. Relatou sua chegada à capital de Goiás e o envolvimento com o segmento surdo da igreja. Ao final, explicitou sua visão sobre o ministério pastoral, afirmando: “Eu acredito na autoridade horizontal, na organização cooperativa”. Mas observou: “Há momentos, contudo, nos quais Deus reveste o pastor de autoridade especial, quando ele precisa apontar o caminho, oferecer soluções”.

Metas-Em seu discurso de posse, o novo pastor afirmou defender os ideais batistas bíblicos e da Reforma Protestante, que o centro de seu ministério será a igreja local e que não tem outra alegria que não a de ser pastor. Assume que tem uma visão aberta às novas ferramentas de comunicação. Acredita que a igreja precisa ser socialmente relevante, abordar temáticas atuais à luz da Bíblia. Observa ainda que não deseja reinventar a roda, explicando que trabalhará no sentido de conservar aquilo que é bom, construído pelos antecessores, a quem chama de pais, e proporá avanços em áreas que sejam necessárias. “A igreja deve promover o diálogo entre as diferentes visões para cumprir sua missão maior: Ser uma agência apta a imprimir a marca de Cristo no mundo”, afirma o novo pastor da PIB em Goiânia.

Matéria publicada originalmente em O Jornal Batista, Edição 08/08/20.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!