sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RÉVEILLON!

Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada Réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar". Há menção à comemoração ainda no Egito antigo, 3.750 anos antes de Cristo, quando a estrela Sirius alinhava-se com a estrela Canopus no rumo Sul ao centro da Via-Láctea ,exatamente a zero-hora, sobre as Pirâmides de Guiza.

Já no Ocidente, por decreto, o governador romano Júlio César fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. .Entre os romanos este dia era dedicado a Jano, o deus dos portões, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás. Daí deriva janeiro, o primeiro mês do ano.

Os maiores eventos de Réveillon do mundo ocorrem: Austrália (Sydney); Portugal (Funchal); Hong Kong (Hong Kong); Alemanha (Berlim); Reino Unido(Londres); Estados Unidos (Nova Iorque); Chile (Valparaíso); Reino Unido (Edimburgo) e Brasil(Rio de Janeiro e São Paulo).



Réveillon no Brasil
Rio - A festa desta passagem de ano deverá reunir em torno de dois milhões de pessoas e terá um custo estimado em 9 milhões de reais. A Praia de Copacabana começa a semana animada com show do cantor Roberto Carlos. Depois, em clima esportivo, o Réveillon 2011 promete ser um festival de luzes e cores jamais visto na Cidade Maravilhosa. A tradicional explosão de fogos terá esse ano mais artefatos, entre 15 e 20 toneladas, e mais balsas: serão 11 plataformas. Super canhões de raios laser vão colorir o céu com desenhos variados, cinco minutos antes da virada. Em São Paulo, a Avenida Paulista é o palco de atrações e queima de fogos. São milhões de pessoas que se juntam ao longo do principal centro financeiro da metrópole para celebrar a entrada de um novo ano.

Muitas pessoas tomam decisões de Ano -Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. São comuns desejos e promessas como: perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro, melhorar as notas na escola e arrumar um amor para suas vidas. Algumas fazem as "retrospectivas", trazendo à tona os principais acontecimentos do ano, como um prato variado de comida requentada. Ainda outras pessoas só fazem barulho e soltam fogos, muitos fogos de artifício. Para estes, o réveillon costuma ser apenas mais um pretexto para mais uma festa . Afinal, o Brasil é um país muito festeiro e fogueteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!