“São três as religiões monoteístas, também chamadas
Abraâmicas. As três originam-se no povo de Deus, que saiu da Palestina através
da família de Abraão, com a ordem para ser uma bênção para as demais famílias
da Terra. Mais tarde o povo descendente de Abraão
foi parar no Egito, onde tornou-se escravo durante 400 anos. Depois retornou a Canaã numa viagem de 40 anos pelo deserto sob a liderança de Moisés, que foi sucedido por Josué".
Com estas informações, a irmã Geralda Cruvinel
Guimarães, Coordenadora do Grupo de Interesse Cultura Espiritual da MCA da PIB
em Goiânia, começou o estudo sobre o qual falaria na tarde do último dia 02 de
junho, Religiões Abraâmicas, abordando alguns aspectos do Judaísmo, do Cristianismo
e do Islamismo.
Imagem: Símbolos das três principais religiões abraâmicas: judaísmo (Estrela de Davi), cristianismo (Cruz) e islamismo (nome de Deus em árabe).
A
palestrante informou que, entre os três grupos religiosos, o Judaísmo é o mais
antigo deles, vindo em segundo lugar o Cristianismo e por último o Islamismo. Disse ainda que as três religiões abraâmicas têm certas semelhanças, sendo todas monoteístas e concebendo Deus como uma figura de um criador transcendente e fonte da lei moral. Ressaltou, porém que, embora partilhem de muitos valores, histórias e lugares, há notáveis diferenças na leitura que cada um faz de muitos destes aspectos.
Letra de música cantada durante a programação |
A professora lembrou ainda que uma das marcas do Judaísmo é o grande número de regras, enquanto que o Cristianismo, depois da Reforma proposta por Martinho Lutero, fez um resgate de valores como liberdade e simplicidade, que o levou a aproximar-se de seu formato original. Alegou que o verdadeiro Cristianismo foi construído em cima de poucas regras, o que, a seu ver, está bem demonstrado nos versos de João 8: 36, que diz: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"e, em Oseias 6:6, que diz: "Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos".
Concluiu suas considerações sobre as Religiões Abraâmicas, com esta advertência: “As cargas que alguns grupos que se autodenominam cristãos insistem em colocar sobre os ombros dos fiéis, como regras, rituais, barganhas e sacrifícios, são por conta deles mesmos. Eles o fazem, em geral, em benefício próprio. Isto não tem nada a ver com o Cristianismo original", disse.
Imagem 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_abra%C3%A2micas
Imagem 2 e Vídeo: Cristocentradoarquivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ter vindo!