Munguzá, chá de burro ou canjica
são diferentes nomes para a mesma iguaria em diferentes partes do
Brasil. O prato, à base de milho cozido, faz parte da culinária
nordestina, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras
comidas à base de milho, que são geralmente encontradas no período junino.
Etimologicamente, a palavra é de
origem africana e provém do quimbundo mu’kunza, que em português se traduz por
«milho cozido». O munguzá é também preparado em outras partes do país,
tendo denominações e preparos diferentes, inclusive a versão salgada do Ceará,
a qual leva ingredientes semelhantes aos da feijoada. E, no Sudeste do
Brasil, o mesmo prato é denominado canjica.
O prato foi servido ao final de
uma reunião da MCA da PIB em Goiânia com o tema Missões Nacionais, onde se
demonstrou que a realidade brasileira é rica, mas também complexa e que estes
dois importantes aspectos devem ser levados em conta quando se fala sobre o
tema Missões relacionado ao Brasil, um país de dimensões continentais e
praticamente ilimitado, na diversidade e nas preferências.
Dados divulgados recentemente
pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que, no dia
01 de julho de 2014, o Brasil tinha 202,7 milhões de pessoas e sabe-se
que, a diversidade no campo gastronômico é extensiva a praticamente todas as
áreas da cultura nacional. Sabe-se ainda que, diante deste quadro, as pessoas envolvidas
com missões, conhecem os grandes desafios para a pregação do evangelho
no Brasil, sensibilizando pessoas em em conjunturas e gostos tão particulares com uma mensagem, a do evangelho.
Em 2014, os batistas brasileiros elegeram como tema de Missões Nacionais: Multiplique - fazendo discípulos e plantando igrejas, com a divisa da Campanha baseada em Atos 5.42: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar de anunciar Jesus, o Cristo”. E, a Junta de Missões Nacionais apresenta uma interessante definição sobre tal multiplicação: “multiplicar não é uma fórmula matemática, mas sim uma visão, um estilo de vida que uma igreja comprometida com a Grande Comissão deve seguir”. Esclarecendo ainda: “Nosso objetivo é disseminar a visão de multiplicação, de modo que os princípios por ela defendidos se tornem uma prática constante nas igrejas. E estes princípios consistem na oração, evangelização discipuladora, plantação de igrejas, formação de líderes, com paixão e graça. Andar conforme estas diretrizes, baseadas no exemplo de Cristo, permitirá que as igrejas agradem a Deus e abençoem vidas por meio de ações relevantes. Essa atitude da igreja também resultará no avanço do Evangelho em nossa Pátria”.
A reunião do dia 02/09/14 pela
MCAPIBGOIÂNIA teve, entre outras coisas, o propósito de demonstrar a
urgência e a seriedade da pregação do evangelho no Brasil. A devocional foi
dirigida pela irmã Sunamita Magalhães e o estudo foi realizado pela irmã Odete
Daris, que dividiu o grupo maior em cinco grupos menores, onde cada qual tinha
a incumbência de sugerir estratégias de evangelização no Brasil e, ao final,
apresentar tal estratégia a todas, por meio de uma relatora.
Como última parte da programação,
a coordenadora do Grupo Evangelismo e Missões, irmã Sunamita Magalhães,
convidou para o lanche especial com pratos de diferentes regiões do
Brasil. Era canjica, pão de queijo e bolo, o “bolo da Izete”. Em cada
prato um pouco de sabor e de saudade. Considerando que na MCA local tem
nordestinas, mineiras, goianas, paulistas... Um autêntico retrato do
Brasil, variado nos gostos e preferências, mas unido no desejo de ser feliz.
Imagens:
Suely Barcelos (UFMBPIBGOIÂNIA -
fotografia)
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