sábado, 7 de setembro de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013- RELATO DE VIAGEM MISSIONÁRIA A PORTUGAL


Entre os dias 26 de Julho e 10 de agosto de 2013, um grupo de 11 pessoas da Primeira Igreja Batista em Goiânia empreendeu uma viagem missionária a Portugal. A viagem foi denominada Portugal à Vista, uma referência ao caminho inverso ao percorrido por Pedro Álvares Cabral,  em 1500,  quando descobriu o Brasil.

No dia 27 do último mês de Agosto, componentes do grupo que esteve em Portugal, compareceram à reunião da MCAPIBGOIÂNIA, onde fizeram um relato das atividades missionárias desenvolvidas além mar, especialmente com a finalidade de contribuir com a plantação da Igreja Batista Alta Cristã, em vias de se consolidar no bairro Alta de Lisboa, na capital do país. Este trabalho está sob a direção do missionário Ricardo Magalhães  que lá reside e atua com sua família pela JMM (Junta de Missões Mundiais), desde o ano de 2006. O grupo visitou ainda o norte do país lusitano, onde também realizou trabalhos evangelísticos, acompanhado pela missionária Helenilce Facre, que cooperou bastante com os  visitantes brasileiros da PIB em Goiânia em seus deslocamentos e atividades.

Durante as quase duas semanas em Portugal, o grupo desenvolveu atividades diversas como prática de futebol, oficinas de estética, testemunhos pessoais, palestras para famílias, atendimento psicológico e atividades com crianças, como a realização de uma EBF (Escola Bíblica de Férias). Tais atividades foram desenvolvidas tanto em locais cobertos como no prédio do IBP (Instituto Bíblico Português), como ao ar livre,  como praças públicas.

                                                                                                                                                                                                                    
                                                                                                                                                                                                               


Atuou, como interlocutora do grupo a irmã Sunamita Magalhães que organizou e liderou a caravana. Ela fez um apanhado sobre a cultura do país por meio da apresentação de vários objetos - símbolos como o galo, a cortiça e bordados. Mencionou ainda outros como as cerâmicas, os azulejos, as calçadas e comidas típicas como os queijos e o pastel de Belém.

Citou os lugares visitados como Viana do Castelo, Porto, Monção, Freguesia de Lara, Valença do Minho, Sintra, Cascais e Belém e  descreveu mais detidamente a estada em Lisboa, onde concentraram a maior atenção,
já que estava entre os principais objetivos da viagem, cooperar na estruturação das bases para a plantação de uma igreja batista que será denominada Alta Cristã, no Bairro Alta de Lisboa, na capital portuguesa.

Enumerou as atividades desenvolvidas como arrumação de loja comunitária, realização de Clube de Costura, realização de Escola Bíblica de Férias, realização de Clínica de Estética, promoção de Seminário para Famílias e Casais, Futebol no Parque, desenvolvimento de projeto denominado "Abraço Amigo", entre outros. Mencionou ainda a conjuntura desfavorável da economia do país visitado, neste momento, imerso em uma grave crise econômica, lembrando que a esta altura pode ser mais  propício anunciar o evangelho lá, já que as pessoas estão em busca de esperança, sobretudo as faixas etárias mais jovens.
Concluiu sua fala apresentando também os materiais confeccionados por participantes do grupo brasileiro, levados ao país luso e utilizados durante as atividades evangelísticas, especialmente os fantoches, que serviram para ilustrar as histórias sobre as verdades bíblicas para as crianças.

                                                                                                                                                                                                                   

DEPOIMENTOS


A irmã Leide Pereira apontou a  improvisação como um dos elementos de uma viagem missionária, mas observou que mesmo a improvisação, esteve sempre sob controle, "sob o controle de Deus", ressaltou.

Disse que quando se sai do contexto em que se está acostumado, é impossível se prever as condições em que o trabalho será realizado. Disse que, por exemplo em determinados momentos, as cifras das músicas eram baixadas na tela do celular por jovens da equipe e a partir da leitura nos aparelhos, tornava-se possível dirigir os cânticos. 
Grupo exibindo material confeccionado por componentes do grupo e utilizados durante EBF (Escola Bíblica de Férias)  em Portugal


                                                                                                   

Mariza Paz começou seu relato citando o texto de Marcos 16.15, onde está escrito: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura".

E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15
Em seguida, informou que estava preparada para entrevistas como psicóloga mas entregou três sermões e, embora tenha desrespeitado completamente o "script" (anotações prévias), as mensagens que entregou tiveram grande acolhimento entre os ouvintes, o que a faz acreditar que o Espírito Santo, que é conhecedor  das reais necessidades dos receptores, dirigiu tudo.

Relatou que sua atividade foi intensa com relação a atendimentos na área de psicologia, informando que viu momentos belíssimos de reconciliação. Informou ainda que atuou no sentido de desarmar os ânimos, uma vez que ministrou também a casais e a famílias.  E concluiu dizendo: "Compreendi porque eu não me formei em Farmácia como desejava meu pai. Fiz  psicologia para ter oportunidades como esta".

A reunião terminou com a irmã Odete Daris, Coordenadora Geral da União Feminina local, observando a diferença entre uma viagem a passeio ou turismo de uma viagem missionária. "Todas as vezes que alguns entre nós, empreendem uma viagem como esta, sentimos que também participamos, como igreja e como União Feminina Missionária, já que somos agentes missionários", disse. 




VIAGEM MISSIONÁRIA A PORTUGAL- IMAGENS



Grupo durante apresentação MCAPIBGOIÂNIA
Cântico durante Apresentação à MCAPIBGOIÂNIA

Ao lado de símbolos de Portugal como o galo, as cerâmicas, as calçadas, os azulejos e os bordados, estão os vitrais coloridos das fachadas de elegantes catedrais. Mas as cores vivas destes vitrais contrastam com a palidez da esperança de muitos espíritos abatidos, neste momento em que grave crise atinge o país luso.

Por outro lado, esta crise que está espalhada por toda a Europa, é vista como oportunidade para a pregação do evangelho, a maior promessa de esperança para o mundo. Pelo menos é no que acreditam os batistas brasileiros, que enviaram e mantêm,  só pela JMM (Junta de Missões Mundiais) cerca de 800 missionários em aproximadamente 70 países do mundo, utilizando diferentes estratégias de divulgação do Evangelho de Jesus Cristo, como esta viagem missionária empreendida pelo grupo de batistas goianos.

E, de acordo com texto publicado no Boletim Semanal da PIB em Goiânia, No. 2116 de 01 de Setembro de 2013, o missionário Ricardo Magalhães, anfitrião do grupo em Portugal, assim  expressa sua expectativa com o resultado da viagem deste grupo de brasileiros com o fim de alcançar pessoas com o Evangelho de Jesus: "Nossa oração é para que sejam pessoas que queiram dar mais passos em direção a Deus, através de Jesus Cristo".


(Imagens: UFMBPIBGOIÂNIA)


Nota: Contatos sobre este trabalho,  podem  ser feitos pelo endereço: publicidadecristocentrado@gmail.com
 ______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!