O anúncio de uma pomada para contusões musculares definia a paternidade pela participação. O texto dizia: Ser pai é participar. E, em um mundo de pais tão ausentes, o apelo fazia muito sentido. Porém, a definição soava pouco romântica quando comparada à mais conhecida correspondente para mãe: Ser mãe é padecer no Paraíso.
No ano de 1909,em Washington, Estados Unidos ,Sonora Louise Smart Dodd, filha de um veterano da guerra civil, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela desejou homenagear seu próprio pai por quem nutria grande orgulho por ter criado sozinho os seis filhos, após perder a esposa, no parto do último. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, pela oficialização do Dia dos Pais. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, data do aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. A comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. No Brasil, a idéia de comemorar o Dia dos Pais partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais.
Embora a idéia da comemoração do Dia dos Pais, tenha sido originalmente reconhecer um mérito e prestar uma homenagem, a data assumiu contornos comerciais nas Américas, na Europa ou na Oceania. Mas, o reconhecimento a pessoas como o pai de Sonora Dodd, que redefiniu a paternidade muito além de mera participação, é no mínimo justa. Com presentes sim, se for o caso, mas, sobretudo, com a demonstração de um coração filial agradecido, capaz de dizer: "Obrigado Pai"!
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ter vindo!