quinta-feira, 11 de abril de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013- "MENTES RENOVADAS, MULHERES TRANSFORMADAS"


Com uma devocional baseada no Evangelho de Mateus, capítulo 24.3-14, a irmã Odete Daris, Coordenadora-Geral da UFMBPIBGOIÂNIA, iniciou a reunião da Organização Mulheres Cristãs em Ação deste último dia 09 de abril. O texto bíblico lido, abre-se descrevendo Jesus Cristo corrigindo o foco da leitura de seus discípulos, fascinados com as formas e aparências em detrimento da essência do Reino de Deus. Avança para uma lista de catástrofes denominada "princípio das dores" e termina com uma profecia:“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. Indicando que os seguidores de Cristo são os responsáveis pelo cumprimento desta profecia. 


Na sequência, após considerações, momento de oração e cânticos, a palavra foi cedida à Coordenadora do Grupo de Ação Vida Física, irmã Alcini Santos, que listou 50 motivos para se orar pelas novas gerações e apresentou o tema para a reflexão da tarde: “Mentes Renovadas, Mulheres Transformadas”. 

A dinâmica foi conduzida com a utilização de uma pequena vela acesa, representando o restante da vida de cada sócia do círculo. À medida em que a vela era entregue a cada uma, esta manifestava em voz audível, a atitude que desejava eliminar de sua vida, hipoteticamente, curtíssima. Em um  segundo momento foi entregue a cada uma das participantes, uma vela grande, com significado inverso ao da primeira. Desta vez, cada qual deveria expressar o seu maior desejo ou vontade, considerando que teria um longo tempo para realizá-lo. Provocou-se, deste modo, um exercício mental de reflexão, descobrindo cada qual, os temas mais relevantes de sua vida. O simbolismo da vela curta forçava a se chegar ao mais urgente, enquanto que o da vela longa, sugeria  a possibilidade de se realizar aquilo encontrado como o mais importante.

Finalmente, foi desenvolvida outra atividade com a utilização de balões de festa cheios, contendo frases e versículos bíblicos em pequenos pedaços de papel. Esta requeria uma movimentação física ao mesmo tempo em que trabalhava noções sobre o relacionamento, tanto no sentido vertical (com Deus), quanto horizontal (com o próximo), reafirmando a importância do estreitamento da amizade e amor cristãos. Tais exercícios mentais e físicos terminaram numa virtuosa desarrumação no ambiente. 

No final da reunião, o cenário constituía uma despretensiosa e encantadora alegoria, que lincava  harmoniosamente, o solene texto de Mateus 24, apresentado no início, com a descontraída reflexão do decorrer da programação. Por duas diferentes linguagens, ambos ensinaram que Jesus deseja corrigir o foco, muitas vezes míope, de seus seguidores. Ambos reforçaram que o cristianismo aponta para valores espirituais em detrimento de outros elementos, em geral valorizados por todos os povos, em todos os tempos e lugares.

Porém, corrigir o foco só é possível mediante a renovação da mente. O expurgo não é fácil, mas vale a pena, considerando que poderá habilitar a pessoa a experimentar a vontade de Deus. E a vontade de Deus é classificada em Rm 12.2 com três adjetivos: "boa, agradável e perfeita". Opondo-se às ações de Satanás, que no texto de João 10.10 é comparado a um ladrão, cujo 'modus operandi', curiosamente, também é descrito  por três vocábulos, a saber três verbos: "matar, roubar e destruir".































 Imagens: UFMBPIBGOIÂNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!