quinta-feira, 14 de março de 2013

UFMBPIBGOIÂNIA 2013-"UMA MULHER NOTÁVEL"


Na tarde do dia 05 de março último, a Organização Mulheres Cristãs em Ação da PIB em Goiânia, recebeu como palestrante  o Pastor batista e psiquiatra Wuezel Nascimento. Na ocasião, o Pr. Wuezel desenvolveu o tema Uma Mulher Notável, apresentando e analisando a biografia de Sara, a esposa do patriarca Abraão.

Demonstrou que Sara, cuja história encontra-se registrada no Antigo Testamento, foi uma das mulheres mais proeminentes da Bíblia. Segundo ele, ela foi notável, sobretudo, porque protagonizou o lindo paradoxo de Deus, de agir no impossível cumprindo os seus desígnios. Lembrou ainda que a esta mulher foi requerido, esperar contra a esperança.

                                                                                                                             
 
A Bíblia Sagrada relata, no Livro de Gênesis, que Sara a esposa do patriarca Abraão permaneceu estéril até uma idade bem avançada. Descreve seu dilema pessoal mediante a promessa que Deus fizera ao esposo, de que ele  seria pai de uma multidão de povos, multidão comparada às estrelas do céu à areia do mar.

No ínterim, mediante longa e penosa esterilidade, Sara buscou uma alternativa diferente de procriação. Ofereceu Agar, sua escrava pessoal ao marido, para que ela concebesse dele algum filho.  Assim, Agar gerou a Ismael. E o que pareceu inicialmente uma solução, acabou por tornar-se em grande embaraço e  fonte permanente de conflitos domésticos e familiares. A solução encontrada, a despedida de Agar para sua terra natal juntamente com sua criança, constituiu outra fase de grande sofrimento. 

O palestrante observou que é uma tendência humana enxergar primeiramente os defeitos das pessoas, razão pela qual é comum, ao se pensar em Sara, lembrar somente deste momento de sua história. Mas lembrou que, mesmo as mulheres notáveis estão sujeitas a fraquezas e Sara não constituiu exceção. Observou porém, que suas virtudes sobressaíam aos defeitos, especialmente sua fé em Deus. Lembrou ainda que, possivelmente por esta razão, seu nome foi citado no capítulo 11 da Carta aos Hebreus, conhecido como Galeria da Fé.

O palestrante alegou que Sara foi apresentada pela Bíblia em toda a sua humanidade e fraquezas, tanto físicas quanto emocionais e espirituais. Afirmou que a fé, mesmo uma grande fé é passível de vacilos. E que, as iniciativas humanas no sentido de "ajudar a Deus"  podem representar o momento do vacilo da fé. Justificou com o trecho da Segunda Carta de Pedro, capítulo 3 verso 9, que diz:  "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se". 

Por outro lado, demonstrou que Sara era formosa fisicamente, belíssima, porém sua beleza não a afastava de Deus, como afirmou ocorrer muitas vezes na história humana e feminina. "Em nossa sociedade, lamentavelmente muitas mulheres, atraídas pelo preço que oferecem por sua beleza, afastam-se de Deus e vendem sua fé",  observou.

Finalmente, enalteceu a fé da Mulher Notável, dizendo: "Uma mulher extraordinária como Sara não abre mão de sua fé. E a fé em Deus  renova as forças, fortalece o coração. Quanto a nós outros, que temos o hábito de reparar nos defeitos, devemos nos empenhar para formar o hábito de olhar para as qualidades das pessoas. É assim que Deus nos olha", concluiu o pastor.

FONTE: UFMBPIBGOIÂNIA 2013
                                                                                                                                                                                                              
                                                                                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!