quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MULHERES BATISTAS GAÚCHAS REALIZAM CONGRESSO ESTADUAL

Com o Tema “Ser como Cristo, meu Ideal” e a Divisa em Gálatas 2.20, as mulheres batistas do Rio Grande do Sul realizaram a 13ª. edição de seu Congresso Estadual. O evento, que é realizado a cada dois anos, ocorreu entre os dias 15 e 18 de Novembro último, na cidade de Capão da Canoa, no litoral do Estado. 

O Congresso teve lugar em um espaçoso hotel à beira mar e reuniu quase quinhentas mulheres. As caravanas que chegaram ao local, eram oriundas das mais variadas regiões do Estado. Em alguns casos, as congressistas percorreram grandes distâncias, como um grupo que viajou cerca de 700 quilômetros para participar do evento. No local, as congressistas encontraram conforto no amplo espaço do bonito hotel. As acomodações eram de qualidade, havia presteza no serviço e uma localização privilegiada, sendo que das sacadas dos dormitórios, podia-se contemplar diretamente o mar e dormir sob a ‘trilha sonora’ das ondas. As congressistas encontraram ainda uma calorosa recepção e carinhoso atendimento por parte das equipes bem articuladas, que se esforçavam para ministrarem o melhor que tinham, no sentido de que o encontro viesse a ser uma ocasião especial para cada participante.

Programação - Atuou como preletora oficial do 13º. Congresso da UFMB-RS, Silvana Leoni Calixto- Psicóloga e Terapeuta Familiar (Curitiba-PR). Quatro outras preletoras ficaram encarregadas dos temas desenvolvidos nas oficinas: Economia Doméstica (Carmelita Graciana-GO); Relacionamento Familiar (Noelia Magalhães-PR); Saúde do Corpo (Lilian Cyrineu-SP) e Grupo Especial para Moças (Julise Savalhia- PR). Estiveram representadas ainda, no decorrer da programação, as Mensageiras do Rei e as Jovens Cristãs em Ação do Estado em inspirativos números de coreografia. A Convenção Batista do Rio Grande do Sul também se fez representar através de seu presidente com a esposa e outras personalidades batistas gaúchas que divulgaram projetos evangelísticos locais.

Fizeram-se representar no evento ainda entidades nacionais batistas como a JMM (Junta de Missões Mundiais), pela missionária Lídia Klava da Silva, coordenadora do PEPE (Programa de Educação Pré-Escolar-JMM ) no Paraguai e na América Latina, assim como  também a UFMBB (União Feminina Missionária Batista Brasileira), através da  estudante Liliane Milanez, que divulgou a Organização feminina batista brasileira, sua literatura e as Casas Batistas  de Educação Cristã Missionária sob sua responsabilidade, a saber o CIEM (Centro Integrado de Educação e Missões RJ) e o SEC (Seminário de Educação Cristã PE).

Procedeu-se ainda, solenemente, a entrega de material previamente arrecadado para ajudar as crianças atendidas pelo PEPE, que será levado ao campo pela missionária Lídia Klava com o esposo.  Levantou-se ainda entre as congressistas, em momento de muita comoção entre orações e lágrimas, uma generosa oferta para o CIEM.

A programação constou de orações matutinas na praia, exercícios com instrutor, caminhadas livres ao longo da orla e uma tarde livre. Teve ainda muito humor através de uma apresentação teatral. Mas o ponto alto foi o “Desfile dos Anos 60”, ocorrido na última noite, cuja temática inspirou toda a decoração do evento.  Após o Desfile, que ocorreu em clima de muita descontração e alegria, foram eleitas as mais autênticas representantes dos Anos 60, tendo sido levados em conta quesitos como figurino e performance, ao som de músicas da época. Ainda durante o Congresso, as nove associações regionais da UFMB-RS, representadas no evento, elegeram e empossaram sua nova diretoria.
________________________________________________________________________________________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!