sábado, 16 de julho de 2011

RIO ARAGUAIA

Araguaia (Foto: Sirineu Cirqueira-em www.rioaraguaia.com.br) é o mais conhecido e amado rio nascido em terras goianas. Seu nome tem origem no dialeto Tupi e significa rio das araras ou papagaio manso. O Rio nasce no Sudoeste de Goiás na Serra do Caiapó, no Parque Nacional das Emas, que é uma reserva ecológica. Esta área de proteção ambiental está situada na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, próximo à cidade de Mineiros. O Rio pertence à bacia amazônica, tem mais de 2000 km de curso e deságua no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão. Juntamente com o Rio Javaés, o Araguaia forma a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, onde se encontram localizados o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia. Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, entre maio e outubro, praias de areias brancas e limpas e uma fauna e flora ricas em espécies e volume atraindo turistas de Goiás, de outros Estados brasileiros e do mundo inteiro.
_________________________________________________________
Às margens do Rio- São várias as cidades e distritos ribeirinhos situados às margens do Araguaia. Entre elas estão: Aragarças (GO), Barra do Garças( MT), Aruanã (GO), Cocalinho(MT), Luiz Alves( GO), São Miguel do Araguaia, São Félix do Araguaia – (MT), Luciara (MT), Santa Terezinha (MT), Caseara (TO), Araguacema (TO), Conceição do Araguaia (PA), Couto de Magalhães – (TO), Araguanã (TO), São Geraldo do Araguaia (PA), Xambioá (TO), Araguatins (TO), e São João do Araguaia (PA). Aruanã é o destino mais conhecido da região e também o que conta com a melhor estrutura turística. Todos os destinos diversificam a programação para a alta temporada, visando atrair mais público. Especialmente durante o mês de julho, muitos turistas partem para o Araguaia também em busca de outras atrações como shows, atividades culturais e recreativas.

Curiosidades do Araguaia-
O Rio Araguaia é considerado um dos mais piscosos do mundo, mas a pesca predatória tem diminuído o número de seus peixes. Outro fator que, segundo os especialistas contribui para a diminuição de peixes nesse rio, é a Hidrelétrica de Tucuruí, que dificulta a subida natural de peixes em período de desova. Há pelo menos três espécies de peixes proibidas de serem pescadas na natureza, tanto no Araguaia como em outros rios brasileiros, em qualquer época do ano: o pirarucu, a pirarara e o filhote. Mas é possível ver nas águas do Araguaia, botos apontando na flor d’água para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés. É comum também ver cardumes de peixes subindo o rio durante a piracema, mas nesta época, a pesca de qualquer espécie é proibida. O que não está limitado em nenhuma época do ano é o registro da beleza da região, seja por ferramentas tecnológicas ou na memória humana. E entre as imagens mais esplendorosas está o pôr do Sol do Araguaia, que certamente consta entre os mais notáveis pores- do- sol de toda a Terra.
*
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!