sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SOBRE PÃO E POBREZA


Disse o frustrado: -"O pão do pobre cai sempre. Sempre com a manteiga para baixo". Reforçou. "Sempre com a 'margarina' para baixo.Corrigiu o frustradíssimo.
_________________________________________________________________________________
A cozinheira de um externato, prestes a pagar o aluguel de seu minúsculo quarto com a metade do salário que recebia na instituição onde trabalhava, observou: "Voto de pobreza? Até eu faria, para morar muito bem, comer muito bem, ler ótimos livros, fazer várias viagens, descansar bastante, ter motorista particular, consultar ótimos médicos, hidroginástica, longas e aprazíveis caminhadas e tantas outras coisas. E, no final do mês, nenhuma conta para pagar".
________________________________________________________________________________________________
A história conta que o pão era um dos alimentos favoritos de Cora Coralina. Em um de seus poemas, intitulado "Pão-Paz", a escritora goiana presta sua homenagem à iguaria: "- O Pão chega pela manhã em nossa casa. / Traz um resto de madrugada. / Cheiro do forno aquecido, de lêvedo e de lenha queimada. / Traz as mãos rudes do trabalhador e a Paz dos campos cheios. / Vem numa veste pobre de papel. Por que não o receber / numa toalha de linho puro e com as mãos juntas / em prece e gratidão?" 

E em outro poema de sua autoria, intitulado "Eu Voltarei", a poetiza começa descrevendo o seu sonho de  príncipe encantado, também relacionado ao pão, dizendo: " - Meu companheiro de vida será um homem corajoso / de trabalho, / servidor do próximo, / honesto e simples, / de pensamentos limpos ./ Seremos padeiros e teremos padarias."
__________________________________________________________________________________
Já, na Bíblia, encontra-se um eloquente texto sobre pão e pobreza: "Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume" . (Provérbios 30:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!