sexta-feira, 4 de maio de 2012

BATISTAS GOIANOS NO LANÇAMENTO DE MISSÕES ESTADUAIS 2012

No último 01 de maio, os batistas goianos  reuniram-se nas dependências do ACAMBAGO, região metropolitana de Goiânia, para a realização do Culto de Lançamento da Campanha de Missões Estaduais 2012.  

De acordo com dados divulgados pela CBG, mais de mil e duzentas pessoas compareceram à cerimônia,  oriundas das mais diversas regiões do Estado. Quando a capela lotou, os batistas posicionaram-se, ordenada e confortavelmente nos arredores participando do evento que teve uma pauta extensa, variada e com nítida  conotação de prestação de contas de serviços realizados.

A abertura  foi feita pelo Presidente da Convenção Batista Goiana, Pr. Wagner Ribeiro de Araújo que,  após saudar a todos, passou à leitura em I Cor 1.10: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer”. O texto bíblico é a Divisa e o Tema deste ano é: “ MISSÕES, UNIDOS FAREMOS MAIS". 

Mensagem- O preletor foi o Pr. Fernando Brandão, Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira. Ele iniciou sua fala com um convite aos batistas goianos ao engajamento  na campanha nacional de oração deflagrada pela JMN neste ano com o título:  "100 Dias que Impacatarão o Brasil". Conclamou-os à prática da oração,  alegando que os cristãos têm maior responsabilidade sobre os destinos do Brasil, uma vez que o poder daquele a quem servem é maior do que o que emana da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Salientou ainda que os batistas brasileiros devem orar pela lisura nos contratos públicos e pelo fim da corrupção, a seu ver, um câncer presente em toda a sociedade brasileira.

Alegou ainda que, muitos batistas precisam se converter à oração. Observou que a oração requer motivação e que muitas vezes,  tal motivação só vem por meio de um drama pessoal ou familiar. A seu ver, a presença de Deus deveria ser motivação suficiente para vivermos em oração. Afirmou ainda que também os pastores deveriam orar mais para trazer sermões, porque "o mundo do reino das trevas se instala para matar, roubar e destruir e está alicerçado na mentira. Não podendo atingir a Deus ataca a criação de Deus.  Mas Deus nos enviou para brilhar no meio desta batalha: Trevas versus Luz. E  três coisas que fazem o inferno tremer são: a oração,o evangelho pregado e o avançar da igreja", disse. Defendeu a autonomia da denominação no avanço missionário no Brasil: "Somos fruto do esforço de nossos irmãos dos Estados Unidos, hoje, graças a Deus, tornamos-nos parceiros deles em vários projetos missionários".  Afirmou ainda que missões é a dependência total de Deus. “Precisamos de um milagre todos os dias”, justificou.

Em último lugar, o pregador abordou o tema 2012 de Missões Estaduais em Goiás.  Salientou a importância da visão cooperativa ou visão de unidade. Afirmou que, entre os principais pontos de desunião está a crítica destrutiva. “Que cada um pare de ‘tesourar' os outros”, aconselhou. Finalmente, reforçou: "É necessário que tenhamos unidade em amor- unidade para avançar, unidade na fé e unidade nos desafios. Nós batistas somos unidos e precisamos continuar assim até a volta de Jesus Cristo. Mas  precisamos orar também pelo aumento de nosso amor às almas perdidas porque precisamos  continuar a fazer discípulos. A igreja de Jesus está adquirindo cheiro de shopping. A igreja batista em Goiás precisa ter cheiro dos campos de Goiás, cheiro do suor do homem do campo, das ruas de Goiás, da periferia das cidades goianas", complementou o pregador.


PROJETOS MISSIONÁRIOS APOIADOS PELA CBG - A Convenção Batista Goiana apresentou os projetos missionários que apoia no Estado. Entre eles: PROJETO PEPE- Programa de atendimento sócio-educacional e espiritual para crianças de 4 a 5 anos, idealizado pela JMN e abraçado pelas igrejas locais. PROJETO COLMÉIA- Ferramenta para pré-evangelização através do desenvolvimento de artesanato e habilidades manuais, idealizado, implantado e em fase de consolidação pela UFMBG. PROJETO PÃO E VIDA- Atendimento social e evangelístico para homens andarilhos, dependentes químicos e moradores de rua, dirigido pelos idealizadores e mantido por doações de voluntários. COMUNIDADE TERAPÊUTICA ÁGUAS DE MERIBÁ- Atendimento a mulheres dependentes químicos, idealizado e mantido pelos batistas em Goiás em parceria com a JMN. PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO A PRESOS- Programa de evangelização em presídios goianos e MINISTÉRIO BATISTÃO- Programa de evangelização em comunidades específicas como em círculos de Rock and roll, com proposta de ir onde a igreja tradicional não vai. PROJETO MISSIONÁRIO SEMINARISTA- Com vistas à plantação de novas igrejas, atualmente com 11 seminaristas envolvidos, entre Goiânia e Rio Verde e  PROJETO DE REFORMA DO ACAMBAGO- Programa que vem implementando importantes melhorias na estrutura física do Acampamento Batista Goiano, com a participação de voluntários.


Considerações finais- O Secretário Executivo da CBG, Pr. Samoel Martin, falou sobre a obra missionária no Estado de Goiás. “Os projetos missionários em Goiás são cada dia um novo milagre. Mas até aqui não tem faltado nada", disse. Informou que cada um dos 15.000 batistas no Estado entre os cerca de 1.350.000 do Brasil, tem investido apenas meia balinha doce por dia em Missões, o que equivale, segundo ele, a três reais por pessoa/ano. “Mesmo assim, estas frentes missionárias estão avançando”. Concluiu.

A cerimônia de lançamento da Campanha de Missões Estaduais edição 2012, foi encerrada com uma oração pelo Pr. Wagner Ribeiro de Araújo, Presidente da Convenção Batista Goiana. Após o culto foi servido um almoço farto e gratuito a todos. As cabines foram abertas e as acomodações foram disponibilizadas aos que desejassem descansar. Foram oferecidas ainda atividades recreativas e esportivas para o período da tarde.

 Muitas famílias estenderam suas toalhas sobre o verde gramado, sentando-se nelas com seus pequenos. Certamente refrescando-se e refletindo sobre missões. A bonita cena com crianças, jovens, adultos e idosos, que tinha como moldura o ACAMBAGO, um dos mais fortes símbolos batistas goianos, remetia à idéia de que  a obra de Missões se realiza a muitas mãos. Mas o conjunto harmonioso das igrejas batistas goianas posicionadas espontaneamente na relva, ilustrava bem uma definição informal de Missões, que o Secretário Executivo da CBG tecera antes da abertura da cerimônia: “Missões é uma coisa só”.

 
  
(Imagens:  Setor de Divulgação CBG).

2 comentários:

Obrigada por ter vindo!